Jornada de Iniciação Acadêmica reúne mais de mil estudantes na FEAAC

Imagem: Bolsistas de Iniciação Acadêmica participam da JOIA no auditório da FEAACUma manhã de integração e reflexões sobre a vida acadêmica. Assim foi a experiência vivida pelos alunos que integraram o primeiro dia de atividades da Jornada de Iniciação Acadêmica 2017 (JOIA). A formação teve início nesta terça-feira (7) e segue até dia 13, na Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC).

Promovida pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) da Universidade Federal do Ceará, visa preparar os futuros bolsistas de Iniciação Acadêmica através da adequação de suas atividades como bolsistas aos aprendizados obtidos em seus cursos de graduação.

Neste ano o Programa de Iniciação Acadêmica (PBIA) traz duas novidades: além do aumento do número de bolsistas, que passou de 733 a 1.000, os alunos selecionados poderão atuar em atividades de ensino, pesquisa, extensão e formação técnica. O PBIA é voltado aos alunos em situação de vulnerabilidade econômica comprovada e objetiva fornecer condições para sua permanência nos cursos de graduação da UFC.

Veja outras imagens da JOIA no Flickr da UFC

Como explicou a assistente social da PRAE, Márcia Arão, a segunda edição da JOIA incorporou novo foco nas ações para um público maior de participantes. "Tivemos 1.920 inscritos para este primeiro edital. Podemos atribuir isso a uma mudança no perfil do estudante, pois vemos que poucos inscritos estão fora desse perfil traçado pelo Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), que corresponde a uma renda de até 1,5 salário per capita. Neste ano vamos trabalhar com eles na questão dos relacionamentos interpessoais e muito mais na questão da motivação da vida acadêmica. O intuito é que a gente escute esses alunos, que haja essa troca de experiências e que, mesmo para aqueles que não forem selecionados, seja um momento de pensar a sua trajetória dentro da universidade", afirmou.

Imagem: Aluno do 3º semestre do curso de Biblioteconomia, Charles Oliveira participa pela segunda vez da JOIA (Foto: Jr. Panela/UFC)Detalhou ainda a assistente social que um acompanhamento feito com os estudantes que integraram a primeira edição da JOIA, no ano passado, mostrou um retorno positivo dos bolsistas no quesito integração. "Ficamos muito contentes com o relato dos estudantes que ressaltaram essa questão da relação, de conhecer uns aos outros; para eles foi muito enriquecedor", disse Márcia Arão.

EXPERIÊNCIAS E APRENDIZADOS – Aluno do 3º semestre do Curso de Biblioteconomia, Charles Oliveira participa pela segunda vez da JOIA. Para ele, a formação teve impacto positivo na hora de atuar como bolsista na Universidade. "A JOIA faz diferença. Fui alocado no departamento do meu curso e fiz atividades referentes à minha atividade profissional sobre o Repositório Institucional. Gostei muito da minha antiga bolsa; espero que continue, pois vejo que tem muito a acrescentar para minha futura atuação", comentou.

Para Jefferson Vitoriano, do segundo semestre em Geografia, as expectativas são boas para a sua primeira experiência como bolsista de Iniciação Acadêmica. "Tenho alguns colegas da Universidade que participaram da bolsa e acredito que seja uma experiência bem interessante. Para mim, que estou no começo da graduação, penso que será um divisor de águas", avaliou.

Fonte: Profª Elidihara Guimarães, coordenadora de Assistência Estudantil da PRAE – fones: 85 3366 7444 e 3366 7445