Linguagem e argumentação são tema de tese póstuma lançada pela pós-graduação em Linguística

Imagem: Capa da tese de Carlos Magno Vieira Fonseca, aluno do Curso de Doutorado em Linguística da UFC (Imagem: Reprodução da Internet)Está disponível para acesso, no site do Departamento de Letras Estrangeiras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), a tese do professor Carlos Magno Vieira Fonseca, aluno do Curso de Doutorado em Linguística da Universidade Federal do Ceará, morto em 2011, alguns dias antes de sua defesa.

Com o título "Uma abordagem retórico-argumentativa para as não coincidências do dizer", o objetivo do trabalho é propor uma interpretação argumentativa para as não coincidências do dizer. "A linguagem humana é um ambiente em que o equívoco, o erro, o engano, a hesitação e a dúvida estão presentes, pois não é despida de falhas e está sujeita a interferências dos mais diversos tipos. Nesta obra, em que se cotejam artigos acadêmicos e artigos de opinião, os que se interessarem entenderão que, para o autor, o falante se vale da falha, utilizando-a conscientemente, pelos mecanismos linguísticos das não coincidências, para alcançar objetivos persuasivos", explica a orientadora da tese, Profª Mônica Cavalcante, do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) da UFC.

O trabalho está no formato e-book. A edição foi organizada pelo Prof. Lucineudo Irineu (UECE), pós-doutorando em Linguística pela UFC. O lançamento é uma homenagem viabilizada em parceria com alunos do PPGL e professores do Departamento de Línguas Estrangeiras (DLE) do Campus Avançado Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM), em Pau dos Ferros (RN), através das Edições UERN.

Fonte: Prof. Lucineudo Irineu, pós-doutorando em Linguística pela UFC – fone: 85 3366 7627