Enfermagem realiza pela primeira vez Cerimônia de Passagem da Lâmpada

Imagem: LâmpadaPela primeira vez na Universidade Federal do Ceará, a Coordenação do Curso de Enfermagem e o Conselho de Representantes de Turma (Coretur) promoverão a Cerimônia de Passagem da Lâmpada para alunos do nono semestre de Enfermagem que ingressarão no internato.

Trata-se de um ritual que simboliza o compromisso dos futuros enfermeiros "de manter acesa a chama da busca constante do conhecimento científico e a responsabilidade de acolher e cuidar do ser humano". É uma forma de perpetuar o ideal de serviço inspirado pela precursora da enfermagem moderna, Florence Nightingale (1820-1910).

O evento acontece na sexta-feira (17), às 16h30min, no auditório do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), localizado na Avenida José Bastos, 3390, no Rodolfo Teófilo. No total, 34 alunos ingressarão no internato de Enfermagem neste semestre, e a lâmpada será passada a eles pela Profa Neiva Francenely Cunha Vieira, ex-diretora da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE) e representante da primeira turma de Enfermagem da UFC.

O aluno João Victor Santos de Castro, da turma do nono semestre de Enfermagem, explica que o novo currículo do curso ampliou de 8 para 10 o número de semestres, e os dois últimos são dedicados à prática em hospitais e postos de saúde. Como é a primeira vez que ocorre a Cerimônia de Passagem da Lâmpada na UFC, sua turma receberá a "chama" da professora e se tornará Guardiã da Lâmpada. No próximo semestre, serão eles que escolherão um representante da turma para repassar esse símbolo para o próximo grupo de internos.

DAMA DA LÂMPADA – Em 1860, a precursora da enfermagem profissionalizante, a britânica Florence Nightingale, ao atuar na Guerra da Crimeia, implantou uma prática baseada no saber científico e reduziu a mortalidade dos soldados. Ela também humanizou o atendimento aos militares. Ela era chamada por deles de a "Dama da Lâmpada" por sua dedicação em visitar os feridos à noite com um lampião nas mãos.

No Brasil, a Cerimônia de Passagem da Lâmpada remonta a 1925, ano em que, segundo os organizadores do evento na UFC, ocorreu a formatura da primeira turma de enfermeiras do Departamento Nacional de Saúde Pública, no Instituto Nacional de Música, quando a lâmpada acesa passou de mão em mão entre as alunas dos anos anteriores até chegar às mãos das formandas da turma denominada "As Pioneiras". Desde então vem sendo uma representação constantes nos ritos da profissão.

Fonte: João Victor Santos de Castro, representante da turma do nono semestre de Enfermagem – fones: 85 98688 4541 / 99669 3099