Ajuste da Matrícula 2017.1 dos alunos veteranos acontece nos dias 2 e 3 de março

Imagem: Prazo da matrícula dos veteranos vai até 17 de fevereiro (Foto: Reprodução da internet)Passado o período de matrícula curricular 2017.1 dos alunos veteranos, encerrado no último (19), a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade Federal do Ceará informa que o ajuste de matrícula acontece nos dias 2 e 3 de março, através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) ou nas coordenações de curso. O semestre letivo 2017.1 tem início no dia 13 de março.

Esse período tem como objetivo permitir que o aluno solicite algumas alterações (tanto inclusões quanto exclusões) de matrículas em componentes curriculares, por eventual necessidade de adaptação. A oferta de vagas é reduzida, uma vez que a maioria das vagas já é ocupada na matrícula curricular.

É importante lembrar que o aluno que não solicitou matrícula durante o período regular se absteve de concorrer às vagas reservadas para seu curso, perdendo a prioridade. Isso ocorre porque, após o ajuste de matrícula, as vagas reservadas são disponibilizadas para outros alunos de cursos sem reservas, tendo como um dos critérios o índice de rendimento acadêmico (IRA) geral.

A Prograd reforça que o ajuste não deve ser visto como uma prorrogação do período de matrícula regular, devendo ser usado em eventual necessidade de adaptação. Assim como acontece na matrícula curricular, no ajuste é necessário aguardar o processamento das solicitações de matrícula pelo SIGAA.

Já a matrícula em tempo real, nos dias 13 e 14 de março, é feita exclusivamente pela Internet e não passa por processamento. Os candidatos conseguem visualizar as vagas existentes no SIGAA e podem se matricular diretamente, sendo atendidos por ordem de registro no sistema. Com exceção das vagas de ingressantes e das privativas das coordenações de curso, todas as demais são disponibilizadas para alunos aptos a ocupá-las, independentemente de reservas.

Nessa etapa só é permitido ao aluno acrescentar matrículas, não sendo possível remover matrículas confirmadas anteriormente.

MATRÍCULA INSTITUCIONAL – Para os alunos que pretendem manter o vínculo de discente ativo com a Instituição, mas sem estar matriculado em componentes curriculares, existe a matrícula institucional, que ocorreu no mesmo período da matrícula curricular, de 15 a 19 de fevereiro.

A matrícula deve ser solicitada pelo próprio aluno através do SIGAA e não passa por análise da coordenação do curso. No entanto, o aluno deve estar atento aos limites de matrículas institucionais e trancamentos totais permitidos – que, somados, não podem ultrapassar quatro semestres letivos.

Fonte: Coordenadoria de Planejamento, Informação e Comunicação da Prograd – fone: 85 3366 9036