11ª edição do Programa FAIMER-Brasil encerra com entrega de certificados

Imagem: O Reitor da UFC, Prof. Henry Campos, é co-diretor do FAIMER-Brasil (Foto: Jr. Panela/UFC)Foi encerrada, na noite da última quinta-feira (16), a 11ª edição presencial do Programa de Desenvolvimento Docente para Educadores das Profissões de Saúde – Instituto Regional FAIMER-Brasil, com a entrega de certificados aos 41 participantes representantes de universidades de vários estados brasileiros. Saindo do modelo solene de encerrar eventos, o Programa optou por apresentar vídeos com textos de William Shakespeare e do poeta Rubem Alves, que tinham como conceito a importância de fazer mudanças.

De Rubem Alves foi exibido texto que fala de escolas que são gaiolas e de escolas que são asas. Diz o escritor que "as escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o voo. Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em voo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o voo já nasce dentro dos pássaros. O voo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado", conclui o escritor.

Co-diretor do FAIMER-Brasil, o Reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Henry Campos, em pronunciamento informal, acompanhou o tema e enfatizou que era o "momento de acordar o professor adormecido para seguir novos rumos". Lembrou a todos que eles "estavam levando mudanças" e alertou para que ficassem preparados para ser o "espelho dessas mudanças que propõem", e recomendou: "comecem devagar, porque a direção é mais importante do que a velocidade".

Imagem: Profª Eliana Martorano Amaral, da Unicamp, foi uma das facilitadoras dessa edição do Programa (Foto: Jr. Panela/UFC)O clima de alegria que contagiou a todos na festa de encerramento foi apontado pela Profª Eliana Martorano Amaral, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), uma das facilitadoras dessa edição do Programa, como o espírito que precisa ser levado de volta por cada um, para suas respectivas instituições.

RESULTADOS – Presente ao evento, Alexandre Aguiar, integrante da Comissão de Acompanhamento e Monitoramento de Escolas Médicas do Ministério da Educação (MEC), atestou resultados positivos do FAIMER-Brasil, como, por exemplo, as iniciativas inovadoras que são implantadas nos novos cursos de Medicina criados, nos quais alguns gestores são oriundos do Programa.

FINANCIAMENTO – O apoio e o financiamento do Programa são da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), do Ministério da Saúde; da Secretaria de Educação Superior (Sesu), do MEC. O Reitor considera o Programa uma iniciativa de educação da maior importância para profissionais de saúde, "que tem possibilitado apoio e sustentabilidade a várias iniciativas governamentais e políticas públicas nessa área". A participação do aluno no Programa garante certificado de especialização emitido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC.

METODOLOGIA – O FAIMER-Brasil é realizado em dois anos, englobando duas sessões presenciais – em regime de imersão – em Fortaleza, e duas sessões a distância com duração de 11 meses cada uma. As atividades presenciais têm duração de 12 a 13 dias por turma. Neste ano foram realizadas no Hotel Gran Mareiro da Praia do Futuro. A cada edição são abertas 40 vagas (na edição recém-concluída teve 41 participantes), preenchidas por profissionais das áreas de medicina (cerca de 50%), enfermagem, fisioterapia, nutrição, fonoaudiologia, educação física, dentre outras.

As sessões a distância se desenvolvem em regime de tutoria, com os participantes da turma anterior sendo os tutores da atual. Nos encontros presenciais, quatro dias são reservados para a interação entre os novos participantes e os do ano anterior.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331