Acadêmicos da Casa Caiada, da UFC, desfilam segunda-feira (27) na Av. Domingos Olímpio

Imagem: Em 2017, o Casa Caiada leva à avenida o tema "O coco é de casa!" (Foto: Pedro Farias)O Grupo de Música Percussiva Acadêmicos da Casa Caiada (GMPACC), projeto de extensão da Universidade Federal do Ceará, vai desfilar na segunda-feira (27), às 16h, na Avenida Domingos Olímpio, em Fortaleza.

Composto por 32 integrantes, sob a coordenação da Profª Catherine Furtado e regência de Artur Guidugli, Paulo Renato e Victor Ramos, o Casa Caiada contará com a participação especial dos integrantes do Grupo de Percussão Ilé Anu da Casa da Caridade Dr. Adolph Fritz, onde a Profª Catherine dá aulas  para comunidade.

Também participarão do desfile integrantes do projeto social Museu da Boneca de Pano, que atende crianças do bairro Pici, em Fortaleza.

Neste ano, o Casa Caiada homenageia a cultura praieira e desfila com o ritmo "coco", de influência africana e indígena. O tema escolhido para o desfile foi O coco é de casa!, inspirado na composição Felicidade, do compositor baiano Tom Zé. O tema mescla os cocos de roda da pernambucana Selma do Coco e do grupo Coco Raízes de Arcoverde, combinando elementos dos cocos de roda aos cocos de maracatu.

O GMPACC é um projeto de extensão vinculado à Secretaria de Cultura Artística da UFC e ao Curso de Música do Instituto de Cultura e Arte (ICA). Foi fundado em 2008 sob a regência e coordenação da Profª Catherine Furtado. O grupo recebeu o nome Casa Caiada do artista e mestre da cultura popular Descartes Gadelha. A proposta do grupo é desenvolver uma formação artística e musical através das práticas percussivas com a comunidade.

O desfile deste ano será o quinto que o grupo faz no carnaval de Fortaleza. O primeiro foi em 2011, quando teve como "samba-enredo" Casinha Caiada (Descartes Gadelha). Em 2014, levou à avenida o "samba reggae" Repicaxé (Catherine Furtado). Em 2015, foi a vez da "congada" Rosário em Flor (Artur Guidugli) e, em 2016, a "ciranda maracatu" Vai ter Carnaval (Zéis / Jânio Florêncio).

Para se preparar para o carnaval deste ano, o grupo vem ensaiando às segundas e quartas-feiras das 18h30min às 20h30min, e aos sábados das 9h às 12h, no ICA (Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra), no mesmo local onde funciona o Núcleo de Música Percussiva da UFC.

Fonte: Profª Catherine Furtado, do Curso de Música da UFC e coordenadora do Grupo de Música Percussiva Acadêmicos da Casa Caiada – fone: 85 99702 4910