Processo seletivo do Programa de Estímulo à Cooperação na Escola reúne mais de 300 estudantes

Imagem: Professor Manoel Andrade apresenta o PRECE aos estudantes (Foto: Divulgação/PRECE)Desde a última quarta-feira (8), mais de 300 estudantes de todos os cursos da Universidade Federal do Ceará integram o processo seletivo do Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (PRECE). A atividade segue até esta sexta-feira (10), na Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC), e tem como objetivo selecionar 105 alunos da graduação para atuar no desenvolvimento, em escolas públicas de todo o Estado, de projetos com aprendizagem cooperativa.

Ao longo da seleção, os participantes puderam vivenciar estratégias pedagógicas para facilitar atividades que estimulem a cooperação, a solidariedade e o protagonismo estudantil. Na ocasião, o Prof. Manoel Andrade Neto, coordenador do PRECE e de Articulação entre a Universidade e a Escola Básica (Coart) – que organiza a iniciativa – conclamou os estudantes a se engajarem no Programa. "Nossa visão, como 'precista', é que no futuro todas as crianças e jovens tenham acesso a escolas democráticas, que sejam capazes de garantir excelência acadêmica com equidade", afirmou.

Imagem: Em grupos cooperativos, os estudantes vivenciam a oficina História da Vida (Foto: Divulgação/PRECE)Em um modelo inovador de seleção e formação, os bolsistas que atuaram em 2016 facilitam as atividades formativas, com a coordenação da equipe pedagógica do Programa. Como primeira vivência, os estudantes organizados em grupos cooperativos compartilharam suas histórias de vida. Os veteranos foram os responsáveis pela apresentação das ações dos projetos desenvolvidos no ano passado: Células Autônomas e Solidárias de Aprendizagem Cooperativa (CASA-C), Docência com Aprendizagem Cooperativa, Escolas Populares Cooperativas, Letras Solidárias e Memorial do PRECE. Os estudantes também discutiram sobre a relação entre professor e aluno, participaram de uma aula com a metodologia e vivenciaram o estudo em célula cooperativa, espécie de grupo de estudo estruturado.

Em 2016, o PRECE formou mais de 100 universitários para desenvolverem, em escolas públicas do Ceará, projetos com aprendizagem cooperativa. Os projetos, elaborados pelos bolsistas, devem auxiliar a construção de um ambiente escolar público democrático, que estimule a participação social e promova a autonomia intelectual. O Programa atua ainda com professores, gestores e estudantes da educação básica para promover ações com Aprendizagem Cooperativa na rede pública de ensino. A ação é coordenada pela Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (Eideia) da UFC.

Fonte: Fernando Falcão, assessoria de comunicação do PRECE – fone: 85 3243 2180