Procurar no portal

FCPC comemora 40 anos com entrega de medalha e homenagem a ex-dirigentes

Imagem: Medalha do Mérito Acadêmico Ícaro de Sousa MoreiraA Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC) celebrou, na noite de quinta-feira (9), os 40 anos de existência. Da pauta das comemorações constou a outorga da Medalha do Mérito Acadêmico Ícaro de Sousa Moreira, criada para homenagear membros da comunidade universitária que se destacam por sua liderança política e administrativa e por seu empenho aos trabalhos de pesquisa científica e inovação.

O presidente da FCPC, Prof. Francisco Antonio Guimarães, lembrou que a Fundação surgiu na década de 1970 como resposta aos anseios da comunidade universitária por mais apoio à pesquisa acadêmica e "vem prestando com competência os objetivos a que foi destinada". O Reitor Henry de Holanda Campos reforçou a afirmação, assegurando que a entidade "tem atuado exatamente nesse diapasão. Há 40 anos, tem cumprido todas as suas variadas missões e, por dever de justiça, cabe dizer que foi muito além, tornando-se insubstituível no apoio que oferece à Administração Superior, aos departamentos, aos professores, nas mais diversas atividades acadêmicas e administrativas".

Veja outras fotos da solenidade no Flickr da UFC

Imagem: O Prof. Nonato Lima recebeu do Prof. Francisco Antonio Guimarães placa alusiva aos 35 anos da Rádio Universitária FM (Foto: Viktor Braga/UFC)35 ANOS – Homenagem especial foi prestada à Rádio Universitária FM, que pertence à FCPC e completou em outubro 35 anos de criação, cumprindo seu objetivo "de difundir educação não formal e a produção cultural da Universidade", observou o Reitor Henry Campos. O diretor da emissora, Prof. Nonato Lima, também Coordenador de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC, após receber a placa alusiva à data e destacar a relação "produtiva e cordial" com a Fundação, lembrou que foi a Universitária FM, na época, a emissora que passou a tocar música brasileira e a fazer um radiojornalismo de conteúdo e capacidade crítica. "Trabalhamos tomando por base o conceito deixado pelo Reitor Martins Filho, 'do universal pelo regional', reafirmando o compromisso com a região. Tem todo um significado o slogan da emissora que é a Sintonia da Terra", complementou o Prof. Nonato Lima.

Imagem: O Reitor Ícaro de Sousa Moreira foi representado por seu filho Rodrigo Diógenes Nogueira Moreira (Foto: Viktor Braga/UFC)RECONHECIMENTO – Também foram homenageados os ex-secretários executivos da FCPC, os professores José Anchieta Esmeraldo Barreto (1977 a 1981); Raimundo Hélio Leite (1981 a 1987); Renato de Azevedo Moreira (1987 a 1991); Carlos Brunet Martins (1991), in memoriam; Faustino de Albuquerque Sobrinho (1991 a 1992); Lindbergue Araújo Crisóstomo (1991 a 1993); Alfredo Nelson Cabral Serejo (1993 a 1995) e Francisco Alcides Germano (1995 a 2003).

MEDALHAS – Receberam das mãos do Reitor Henry Campos a Medalha do Mérito Acadêmico Ícaro de Sousa Moreira – entregue pela primeira vez após sua criação – os professores Ícaro de Sousa Moreira (representado por seu filho Rodrigo Diógenes Nogueira Moreira), Jesualdo Pereira Farias, Antonio Gomes de Souza Filho, Rossana Maria de Castro Andrade e Manoel Odorico de Moraes Filho.

Imagem: O Prof. Odorico de Moraes Filho falou em nome dos agraciados (Foto: Viktor Braga/UFC)O Prof. Odorico de Moraes Filho, que disse ter ficado surpreso, orgulhoso e alegre ao ser informado de que falaria em nome dos colegas agraciados, iniciou o pronunciamento afirmando que os homenageados não eram somente professores, mas líderes educadores, e enfatizando que o magistério era a mais nobre das artes.

Deu destaque ao apoio imprescindível da FCPC ao Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos, onde trabalham, atualmente, mais de 250 pessoas. O NPDM é dotado de avançadas instalações, com laboratórios, enfermarias e biotério, financiados com fundos do BNDES, ministérios da Saúde e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, e administrados pela Fundação.

Imagem: Jesualdo Pereira Farias e Henry Campos (Foto: Viktor Braga/UFC)Ao traçar o perfil do Ex-Reitor Ícaro Moreira, que empresta o nome à honraria, o Prof. Odorico Moraes Filho recordou o colega, com quem iniciou pesquisas, o cientista, o professor, "que não apenas ensinava Química, fazia com que os alunos gostassem de Química", e o grande gestor, que era capaz de sacrificar tudo pelo engrandecimento da Universidade Federal do Ceará.

O Prof. Odorico Moraes Filho dividiu a homenagem recebida com a mulher, Profª Elizabeth Moraes, a quem teceu elogios como esposa, mãe, professora e pesquisadora.

INTERAÇÃO – Discorrendo sobre as atribuições de uma Fundação, o Prof. Francisco Antonio Guimarães explica que ela "representa um caminho eficaz para a interação da Universidade com o setor produtivo, com órgãos do governo e com entidades da sociedade civil, especialmente no que tange à ciência, à tecnologia e à inovação". Admite, por outro lado, que "o desenvolvimento das fundações, de um modo geral, tem sido prejudicado por um marco legal impreciso, em que os sistemas jurídicos são variados e as características que definem os diversos tipos de fundações são muito numerosas".

Imagem: Rossana Maria de Castro Andrade e Henry Campos (Foto: Viktor Braga/UFC)Assegura o Prof. Guimarães que, apesar disso, a FCPC é um instrumento eficaz para o gerenciamento de recursos humanos e materiais, destinados a projetos e programas elaborados pela Universidade, sem a burocracia tradicional do setor público. A Fundação contribui, ainda, na difusão e aplicação prática do conhecimento universitário e na construção das tecnologias sociais, complementou o presidente, dando exemplos: implantação do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos; projeto Fortaleza 2014, com a Prefeitura da Capital; projetos de cunho internacional, como o Grupo de Redes e Engenharia de Software (Great); criação do Laboratório de Engenharia de Sistemas de Computação (Lesc), do Grupo de Pesquisa em Telecomunicações sem Fio (Gtel) e do Laboratório de Sistemas e Bancos de Dados (LSBD).

O Prof. Guimarães concluiu sua fala agradecendo a todos que contribuíram com a criação e fortalecimento da Fundação, a começar "pela UFC, a grande mãe, que durante todo este período sempre esteve presente, disponibilizando a sua infraestrutura e recursos humanos para que fossem cumpridos os objetivos da FCPC".

Imagem: Antonio Gomes de Souza Filho e Henry Campos (Foto: Viktor Braga/UFC)ÊXITO – Parabenizando toda a equipe da Fundação – diretoria e funcionários – "pelo fiel cumprimento da missão institucional que lhes foi delegada", o Reitor Henry Campos afirmou que "o êxito de seu trabalho está escrito no próprio sucesso da Universidade, que chega aos nossos dias consagrada como a 10ª melhor do País; a 18ª da América Latina; a 30ª dentre as instituições sediadas na zona do BRICS, o que significa concorrer com grandes centros acadêmicos da China, Rússia e Índia; e a 600ª em escala mundial, o que a coloca no grupo que representa 5% das melhores universidades do Planeta".

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fones: 85 3366 7331 e 3366 7938

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300