Reitor dá posse a 13 servidores e ressalta compromisso em defesa da Universidade

Imagem: Reitor Henry Campos deu posse aos servidores docentes e técnico-administrativos (Foto: Viktor Braga/UFC)Treze servidores da Universidade Federal do Ceará, entre docentes e técnico-administrativos, tomaram posse na última sexta-feira (10) no auditório da Vice-Reitoria. Durante o evento, o Reitor da UFC, Prof. Henry Campos, destacou a complexidade, tamanho e diversidade da instituição, assim como seu crescimento nos últimos anos.

"Somos hoje a 10ª universidade do Brasil; a primeira do Norte, Nordeste e Centro-Oeste; a 18ª da América Latina; a 30ª entre todas as universidades do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – países que integram os BRICS –; e ocupamos a posição de número 600 entre as 5 mil melhores universidades do mundo. Nosso compromisso é que esta Universidade continue crescendo, e espero que vocês cheguem aqui dispostos a abraçar esse compromisso", disse, no discurso de posse.

Veja outras imagens da posse de servidores no Flickr da UFC

Durante o evento, o Reitor fez um reconhecimento às conquistas da Universidade com os dois últimos programas de expansão do ensino superior. Ele lembrou que nos últimos três anos, a UFC mais que dobrou de tamanho. No total, são 117 cursos de graduação e 116 de pós-graduação. Uma comunidade universitária da ordem de 60 mil pessoas e mais de R$ 20 milhões investidos em bolsas para atender a comunidade estudantil.

"Até então, não faltaram recursos para as universidades. Todas as nossas unidades educacionais foram beneficiadas com melhorias. Temos instalações melhores do que a melhor universidade privada do Ceará. E, no entanto, isso às vezes não é valorizado", disse. E completou: "Quando assumimos esse cargo, pago com o dinheiro do contribuinte, temos de ter o compromisso com a defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade".

O Reitor destacou a democratização de acesso ao ensino nos últimos anos, seja pela abertura de novas vagas nos campi do Interior, seja por políticas públicas como a Lei de Cotas e o ENEM/SISU. "É muito bom ver na mesma sala de aula o filho do industrial e o filho do agricultor. Todo ano formamos um contingente importante de pessoas que vão ter através da educação a sua oportunidade de ascensão social", disse.

Imagem: Reitor Henry Campos defendeu a Universidade pública, gratuita e de qualidade (Foto: Viktor Braga)Para o Reitor, a Universidade tem um poder transformador muito intenso. "Quem for a Sobral, quem for a Quixadá ou ao Cariri verá como aquela região mudou. O dia a dia da cidade passa a ser outro, a conversa das famílias passa a ser outra, o ambiente cultural ganha muito. E a riqueza dos estudantes e a sua juventude trazem muita vida às cidades", avaliou.

Toda essa dimensão e variedade tornam a gestão da Universidade uma atividade bastante complexa, avalia o Prof. Henry Campos. "É muito importante que vocês entendam que o trabalho de um professor e o de um servidor técnico-administrativo têm exatamente o mesmo valor e a mesma importância. Sem essa aliança, essa união, nós não construímos a universidade que planejamos. Porque a universidade é sempre um projeto em construção, uma obra inacabada", disse.

A demanda por novos cursos continua, afirmou o Reitor. A prudência exigida pelo momento, no entanto, fez a Universidade "pôr o pé no freio". E completou: "Mas não estamos desanimados, não. De jeito nenhum. Achamos que temos como enfrentar esse momento difícil. Estamos nos planejando, nos tornando mais coesos, investindo na inovação tecnológica e na internacionalização. Temos certeza de que nossa Universidade vai continuar crescendo, com o compromisso e a contribuição de vocês", sintetizou.

Acesse a lista dos novos servidores.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.