Barra do Governo Federal

Procurar no portal

Cursos de português para estrangeiros inscrevem para teste de nível e matriculam novos alunos

Imagem: Cursos são voltados para estrangeiros que precisam aperfeiçoar os conhecimentos sobre o português (Foto: Divulgação)Têm início na próxima terça-feira (21) e seguem até o dia 24 de março as inscrições ao teste de nível para o semestre II do curso Português para Estrangeiros: Língua e Cultura Brasileira, oferecido pela Casa de Cultura Portuguesa (CCP) da Universidade Federal do Ceará. São ofertadas 20 vagas.

Para inscrição, os candidatos deverão estar munidos de passaporte (original e cópia) e preencher ficha de inscrição fornecida na CCP (área 1 do Centro de Humanidades – Av. da Universidade, 2683, Benfica). Para o próximo período letivo, não serão ofertadas vagas para o semestre I.

O teste de nível constará de prova composta de 30 questões de múltipla escolha, com cinco alternativas (A, B, C, D e E) cada, das quais somente uma é verdadeira. O conteúdo programático da prova será informado aos candidatos no ato da inscrição.

A prova acontecerá no dia 31 de março, às 9h, a partir de quando não será mais permitido o acesso do candidato à sala de aplicação. A duração total da prova será de duas horas. O teste ocorrerá na sala 1 da CCP. Os candidatos deverão chegar ao local com uma hora de antecedência portando passaporte.

As aulas terão início em 4 de abril e acontecerão às terças e quintas-feiras, das 9h30min às 11h10min, também na sala 1 da CCP. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (85) 3366 7649 e 3366 7650.

PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA – Sem necessidade de teste de nível, também estão abertas, até dia 24 de março, as inscrições para a nova turma do Curso de Português como Língua Estrangeira – nível A2-B2, promovido pelo Departamento de Letras Estrangeiras da UFC. O curso é destinado a alunos estrangeiros (da UFC e de outras universidades públicas) que já tenham o nível básico A1, de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. São ofertadas 30 vagas.

As aulas serão ministradas no bloco do Curso de Letras noturno, localizado na área 1 do Centro de Humanidades, às segundas e quintas-feiras, das 18h30min às 20h30min, com início no dia 3 de abril. Parte do curso ocorrerá pela Plataforma Virtual Solar, totalizando seis horas semanais de aula. O curso será ministrado pelo Prof. Cícero Miranda, do Departamento de Letras Estrangeiras.

As inscrições devem ser realizadas presencialmente, na coordenação do Curso de Letras-Espanhol da UFC (Av. da Universidade, 2683, Benfica), das 14h às 20h. A coordenação solicita que, no ato da inscrição, os interessados levem um brinquedo e uma lata de leite em pó, a serem destinados à entidade beneficente Casa do Menor São Miguel Arcanjo. As vagas serão preenchidas por ordem de chegada.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (85) 3366 7540 e 3366 7541.

Fontes: Casa de Cultura Portuguesa – fones: 85 3366 7649 e 3366 7650 / Prof. Cícero Miranda, do Departamento de Letras Estrangeiras – fones: 85 3366 7540 e 3366 7541

Créditos

© 2017 Secretaria de Tecnologia da Informação/Divisão de Portais Universitários Ir para o topo