Barra do Governo Federal

Procurar no portal

Secretários estaduais da Seplag e Secitece visitam UFC para discutir ampliação de parcerias

Imagem: O encontro com os secretários estaduais durou toda a manhã, no Gabinete do Reitor (Foto: Jr. Panela/UFC)A manhã da última quinta-feira (16), no Gabinete do Reitor, foi totalmente reservada ao diálogo sobre a necessidade de aproximação e ampliação de parcerias entre a Universidade Federal do Ceará e o Governo do Estado.

Os secretários estaduais de Planejamento e Gestão (Seplag), Maia Júnior, e de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Inácio Arruda, estiveram na UFC e reforçaram o interesse do Governo em trabalhar com a Instituição em projetos que tenham como escopo o desenvolvimento do Ceará, em diferentes áreas.

Veja outras imagens da reunião no Flickr da UFC

Foram debatidos planos para tornar mais efetiva a parceria, bem como listados os setores estratégicos nos quais o trabalho conjunto poderá ser intensificado. O secretário Maia Júnior mencionou, por exemplo, o interesse do Estado em criar polos de saúde e tecnologia que sejam referência no Brasil, setores nos quais a expertise da UFC é reconhecida. Durante a reunião, outros temas tiveram destaque, como segurança hídrica, geração de energias renováveis, inovação, segurança pública, dentre outros.

O Reitor Henry Campos afirmou que a UFC tem trabalhado em sintonia com o projeto de desenvolvimento do Estado, priorizando pesquisas, ações de extensão e criação de cursos de graduação em áreas tidas como estratégicas para o Ceará.

Ele também atentou para a importância de uma maior articulação entre Universidade e Governo. Mencionou, por exemplo, o interesse da UFC em criar um polo de tecnologia da informação e comunicação em Quixadá, com o Executivo estadual atuando na captação de empresas e criando condições de criação do polo. "A Universidade está pronta para ajudar. Estamos em sintonia. Nosso compromisso é total", assegurou o Reitor.

PRÓXIMOS PASSOS – O diálogo entre a UFC e a Secitece tem se consolidado nos últimos anos. Paralelamente, a visita do secretário responsável por todo o planejamento e gestão de recursos do Estado é encarada como uma sinalização do interesse do Governo em ampliar o diálogo com a UFC. Após o encontro, o próximo passo será promover discussões setoriais, por área, para definir ações e políticas públicas de curto, médio e longo prazo nas quais a UFC poderá ter participação.

Além do Reitor e dos secretários Maia Júnior e Inácio Arruda, participaram da reunião o ex-titular da Secitece Hélio Barros; o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC, Prof. Antônio Gomes; o Pró-Reitor de Relações Internacionais, Prof. José Soares; e o coordenador de Inovação Tecnológica da UFC, Prof. Rodrigo Porto.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331

Créditos

© 2017 Secretaria de Tecnologia da Informação/Divisão de Portais Universitários Ir para o topo