Centro de Humanidades realiza palestra sobre mulheres na ciência nesta sexta-feira (24)

Imagem: Cartaz da palestra "As mulheres na ciência: avanços e desafios"Será realizada nesta sexta-feira (24), às 9h30min, no Auditório José Albano (área 1 do Centro de Humanidades – Av. da Universidade, 2995, Benfica), a palestra "As mulheres na ciência: avanços e desafios".

As palestrantes serão as professoras Márcia Cristina Bernardes Barbosa, do Curso de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e Rosana Pinheiro Machado, do Departamento de Desenvolvimento Internacional da Universidade de Oxford, Inglaterra. A participação é gratuita e aberta à comunidade. Não é necessário realizar inscrição.

A iniciativa é do Centro de Humanidades da Universidade Federal do Ceará, com apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

AS PALESTRANTES – A Profª Márcia Cristina Bernardes Barbosa é pesquisadora nível 1B do CNPq, professora titular da UFRGS e membra titular da Academia Brasileira de Ciências. Tem experiência na área de Física, atuando principalmente em água e suas anomalias e soluções aquosas. Por seu trabalho sobre anomalias dinâmicas da água ganhou o Prêmio L'Oréal-Unesco de Mulheres nas Ciências e o Prêmio Cláudia em Ciência, ambos em 2013. Em paralelo, tem atuado em questões de gênero na ciência, trabalho pelo qual foi homenageada com a Medalha Nicholson, entregue pela Sociedade Americana de Física.

Professora visitante da Universidade de São Paulo, no Departamento de Sociologia, Rosana Pinheiro Machado ensina Antropologia do Desenvolvimento na Universidade de Oxford, na Inglaterra. É membra da Academia Britânica de Ensino Superior e pós-doutora pela Universidade de Harvard. Dedica-se aos temas de propriedade intelectual e pirataria, informalidade, comércio internacional, produção, consumo e mercado, marcas, periferias urbanas e desenvolvimento em economias emergentes.

Fonte: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC – fones: 85 3366 9442 e 3366 9443