UFC recebe comissão do Ministério da Educação para recredenciamento

Imagem: Vice-Reitor Custódio Almeida e Reitor Henry Campos receberam a comissão do MEC na Reitoria (Foto: Viktor Braga/UFC)Com a presença do Vice-Reitor, Prof. Custódio Almeida, e de pró-reitores, diretores de unidades acadêmicas e gestores de secretarias e superintendências que integram a Administração Superior, o Reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Henry de Holanda Campos, recebeu na manhã de quarta-feira (22), na sala de reuniões da Vice-Reitoria, integrantes das comissões responsáveis pelo recredenciamento da Instituição no Ministério da Educação (MEC).

No processo de recredenciamento, a Universidade é avaliada em cinco eixos: planejamento e avaliação, desenvolvimento institucional, políticas acadêmicas, políticas de gestão e infraestrutura física.

Até sexta-feira (24), os representantes do MEC cumprirão uma agenda de avaliação in loco nos três campi selecionados: Benfica, Pici e Sobral, em mais uma etapa do processo que foi iniciado em 2014 com o envio de informações e relatórios ao MEC.

Ao longo desta semana, além da análise e conferência de mais documentos solicitados, os avaliadores farão entrevistas com estudantes, servidores técnico-administrativos e professores, membros da Comissão Própria de Avaliação (CPA) e do Núcleo Docente Estruturante (NDE), além de diretores de unidades e integrantes da gestão superior. Também farão visitas a instalações administrativas, salas de aula, laboratórios, bibliotecas e gabinetes.

Veja outras imagens da reunião no Flickr da UFC

Na recepção aos avaliadores, que foi transmitida por videconferência para outros espaços da Universidade, o Reitor Henry Campos fez uma apresentação da UFC, que vem se destacando em rankings nacionais e internacionais pela qualidade de seu ensino, pesquisa e extensão. Para complementar a apresentação feita, a comissão de representantes da UFC que acompanha o processo de recadastramento disponibilizou para os avaliadores, em plataforma virtual, de modo detalhado e aprofundado, os dados apresentados pelo Reitor.

Imagem: Parte da comissão do MECApós a reunião na Vice-Reitoria, a comissão do MEC encarregada da avaliação do Campus do Benfica iniciou as visitas. Ainda pela manhã foram à Faculdade de Educação, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC) e ao Centro de Humanidades.

Socorro Souza, integrante da comissão da Universidade que acompanha o trabalho de recredenciamento, informou que no período da tarde a agenda contempla setores da Reitoria e das pró-reitorias sediadas no Benfica.

A comissão do MEC responsável pela avaliação no Campus do Pici visitará, na tarde desta quarta-feira, laboratórios, salas de aula, auditórios e espaços para audiovisual de cursos ali sediados, além de bibliotecas. Programação semelhante será cumprida pela comissão responsável pelo Campus de Sobral.

Socorro Souza esclarece que, após o final do trabalho das comissões visitantes, o relatório final, com o resultado, deverá ser encaminhado pelo MEC à UFC dentro de 10 a 15 dias.

FAVORÁVEL – O Reitor Henry Campos considera muito positiva a cultura de avaliação, lembrando que é uma prática que já faz parte internamente da Instituição. Para ele, como princípio de transparência, é importante que Universidade também passe por avaliação externa. "Devemos sim ser avaliados", reforça.

Na visão do Reitor, os avaliadores do MEC vão encontrar na Instituição, uma Universidade "contemporânea, vibrante", com cursos bem avaliados, sistemas de pesquisa reconhecidos, projetos de extensão de grande alcance, "uma Universidade que discute os temas atuais, faz o melhor pela inclusão, pelo respeito à diversidade e à cultura de paz". Além disso, o Reitor lembra que a UFC tem se esforçado para atender às demandas por mais cursos, maior número de matrículas e oferta de bolsas.

O Pró-Reitor de Graduação, Prof. Cláudio Marques, entende esse processo de recredenciamento do MEC como uma oportunidade, entre outros fatores, de a UFC mostrar para a sociedade tudo de bom que a Instituição tem feito, nos últimos anos, tanto no que se refere à expansão de cursos como na inovação do ensino.

Fonte: Gabinete do Reitor – fone: 85 3366 7307