Conferência sobre feminismo e direitos dos animais não humanos ocorre terça-feira (28) no CH

Imagem: A conferência abre as comemorações dos 10 anos do NUSS (Foto: Divulgação)O Núcleo de Pesquisas sobre Sexualidade, Gênero e Subjetividade (NUSS), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará, realiza, nesta terça-feira (28), às 10h, a conferência intitulada "Luta pela defesa dos direitos de animais não humanos: o que o feminismo tem a ver com isso?". O evento ocorre na Sala de Audiovisual do Departamento de Ciências Sociais (Av. da Universidade, 2995, Benfica).

A palestrante será a Profª Vívian Matias dos Santos, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A docente integra um núcleo de estudos e pesquisas dedicado às temáticas de gênero, ciência e cultura.

Segundo o responsável pelo evento, Prof. Cristian Paiva, do Departamento de Ciências Sociais da UFC e coordenador do NUSS, serão abordadas as relações entre as lutas feministas e as lutas antiespecistas. O antiespecismo defende a noção de igualdade animal, levando em consideração os interesses de todos os indivíduos sensíveis, ou seja, sem a ideia de superioridade da espécie humana sobre as demais.

"Em ambos os casos  feminismo e antiespecismo , problematizam-se as relações de poder, os interesses do atual modelo societário e a produção de injustiças que atingem amplas parcelas da população e tornam o mundo não hospitaleiro às diversas formas de vida. Ao propor repensar a relação entre animais humanos e animais não humanos, insiste-se na possibilidade de construção de outro tipo de relacionamento que não o baseado na crueldade, na violência e no desrespeito aos direitos das outras espécies animais", explica o Prof. Cristian.

A conferência dá início às comemorações dos 10 anos do NUSS, que abriga pesquisas relacionadas às temáticas de gênero, sexualidade, geração, subjetividade, saúde e sociedade. O evento é gratuito e aberto ao público.

Fonte: Prof. Cristian Paiva, do Departamento de Ciências Sociais – fone: 85 3366 7545 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.