Semana de atividades marca 30 anos do Ambulatório do Adolescente da MEAC

A abertura da Semana do Adolescente, na próxima terça-feira (28), abre as comemorações dos 30 anos do Ambulatório (Foto: Unidade de Comunicação Social da MEAC)A abertura da Semana do Adolescente, na próxima terça-feira (28), assinala o início das comemorações dos 30 anos de existência do Ambulatório do Adolescente da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC), unidade do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará ligada à rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

A solenidade, que começará às 8h30min no auditório da MEAC (Rua Coronel Nunes de Melo, s/n, 1º andar, Rodolfo Teófilo), contará com a presença do Presidente da Ebserh, Kleber Morais; do Superintendente do Complexo Hospitalar da UFC, Prof. Luciano Bezerra; do Gerente de Atenção à Saúde da MEAC, Prof. Carlos Augusto; e da Coordenadora do Ambulatório, Profª Zenilda Bruno. Na ocasião será descerrada placa alusiva à data, exibido um vídeo que conta a história do Ambulatório e realizada apresentação do grupo artístico Sennomi.

A programação da Semana prossegue no dia 29 com a aplicação de vacinas contra o HPV para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos e distribuição de preservativos, das 8h às 12h e das 13h às 16h, na recepção principal da MEAC.

Com o uso do recurso de teatro de fantoches, será ministrada palestra sobre planejamento familiar e prevenção às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) para alunos da Escola Municipal Monsenhor Linhares (Rua Professor Lino da Encarnação, 1130, Amadeu Furtado) no dia 31 de março, das 9h às 10h30min. As comemorações incluem, ainda, rodas de conversa, visitas guiadas, tardes de beleza, entre outras atividades da programação.

NÚMEROS – Ao longo destas três décadas de intenso trabalho com equipes multiprofissionais, o Ambulatório do Adolescente registra 121.277 consultas de pré-natal e  ginecologia, com 44.275 meninas de até 18 anos de idade atendidas, além de 19.549 grupos sobre cuidados com o recém-nascido, amamentação, orientação para o parto, planejamento familiar e prevenção às ISTs.

"O atendimento a adolescentes é muito representativo. Dos 5 mil partos realizados na MEAC por ano, em média, 25% são em adolescentes. Dar assistência a essas meninas é, portanto, uma questão de saúde pública", afirma Zenilda Bruno, chefe da Divisão Médica da Maternidade e coordenadora do Ambulatório.

Fonte: Unidade de Comunicação Social da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand – fones: 85 3366 8577 e 99257 1907