Ampliação de laboratório do GREat marca 10 anos de parceria com a LG Electronics

O laboratório media 894 m² e, com a ampliação, passa a contar com 2.326 m² (Foto: Ribamar Neto)Foi inaugurado nessa quinta-feira (23) o novo espaço do Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento em Design e Computação Móvel do Grupo de Rede de Computadores, Engenharia de Software e Sistemas (GREat), vinculado ao Departamento de Computação, resultante de uma parceria com a indústria coreana LG Electronics. Como disse o Reitor Henry de Holanda Campos em seu pronunciamento, essa é "mais uma vitória de um dos polos de excelência de nossa Universidade".

"Fica difícil mensurar os ganhos que resultam dos investimentos da LG no GREat em 10 anos de parceria", assegurou a Profª Rossana Maria Castro de Andrade, coordenadora do laboratório. Representando a LG, vieram para a solenidade o diretor do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento, Yun Hwan Rho; o gerente de Pesquisa, Marcelo Bozzo; e o gerente de Software, Carlos Toneto. Também presentes no evento, os professores Raimundo Nogueira Costa Filho, diretor do Centro de Ciências; Francisco Antônio Guimarães, presidente da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC); e Miguel Franklin Andrade, coordenador do GREat.

Veja outras imagens da inauguração no Flickr da UFC

O Prof. Francisco Antônio Guimarães, da FCPC, que faz a intermediação do convênio entre a empresa coreana e a UFC, destacou o fato de a LG sempre sair satisfeita depois das auditorias que realiza, "tanto com o resultado dos produtos quanto com o da prestação de contas, feitas com a maior transparência. Para nós é um orgulho imenso, e para eles, a certeza de que não estão investindo em vão". A LG já repassou um total de R$ 78 milhões para o laboratório.

ESPAÇO – "Nosso laboratório tinha 894 m² e agora passa a contar com 2.326 m²", citou a Profª Rossana Andrade, dizendo-se grata pelo apoio que recebe da Instituição e da LG, "que mostra como funciona com sucesso uma parceria da universidade com a indústria". Disse, também, estar convicta de que cumprem o que foi prometido ao ex-Reitor Ícaro Moreira, "formando um grupo sólido e sustentável de pesquisadores".

A Profª Rossana Andrade mencionou os projetos do GREat nas áreas de redes de computadores, engenharia de software e sistemas multimídias, bem como cinco prêmios já conquistados. "Trabalhamos para deixar um legado, um marco para futuras gerações. Temos planos e muita motivação", garantiu. E mais uma vez agradeceu aos que considera "inventores de soluções": a UFC, a FCPC e a LG.

Imagem: Reitor Henry Campos: "mais uma vitória de um dos polos de excelência de nossa Universidade.""O Departamento de Computação é um dos melhores do Centro de Ciências", afirmou o diretor da unidade acadêmica, Prof. Raimundo Nogueira Costa Filho, lembrando como  conheceu a agora coordenadora Rossana Andrade – "no aeroporto de Toronto. Ela começando um doutorado e eu voltando de um doutorado" –, que há 22 anos falava com entusiasmo de seu projetos.

INOVAÇÃO – "Esta é a Universidade que cria e inova, inscrevendo-se entre as maiores e melhores do País. É graças a um capital humano do quilate dos que fazem este grupo (o GREat) e este departamento (de Computação), que estamos escalando, celeremente, os rankings da excelência, e conquistando, por esse meio, respeito nacional e reconhecimento internacional", sentenciou o Prof. Henry Campos.

Dirigindo-se especialmente à Profª Rossana Andrade, parabenizou-a pelo GREat ter recebido placa de reconhecimento da LG pelo trabalho de criação de ferramenta que organiza e padroniza informações dos processos de desenvolvimento de software para celulares e admitiu que aquele era o momento "para aplaudir os autores do artigo premiado como Best Paper na International Conference on Distributed, Ambient and Pervasiv Interactions, realizada em Los Angeles". E passou a citá-los: Rainara Maia Carvalho e Rossana Andrade, da UFC e Kátia Oliveira, da Universidade de Valenciennes (França).

Após os discursos, no auditório do laboratório, autoridades acadêmicas e convidados dirigiram-se ao local onde foi descerrada placa alusiva ao ato e percorreram as novas instalações. O Laboratório fica no bloco 942 A no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação social e Marketing Institucional da UFC – fones: 85 3366 7331 e 3366 7938