Ambulatório do Adolescente da MEAC comemora 30 anos com mais de 44 mil atendimentos

Imagem: Bebê nascido na MEAC é cuidadoUma manhã de emoção e reencontros entre fundadores e novos integrantes marcou, nesta terça-feira (28), a abertura da Semana do Adolescente, em comemoração dos 30 anos de funcionamento do Ambulatório do Adolescente da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC), unidade do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O evento foi realizado no  auditório da Maternidade (Rua Coronel Nunes de Melo, s/n, 1º andar, Rodolfo Teófilo), no Campus do Porangabuçu.

"Quero agradecer a todos que fizeram o Ambulatório e aos que continuam a fazê-lo hoje também", disse, na abertura da solenidade, a médica Zenilda Bruno, chefe da Divisão Médica da MEAC e coordenadora do Ambulatório, do qual foi uma das fundadoras.

Veja outras imagens da abertura do evento no Flickr da UFC

As estatísticas apresentadas demonstram o crescimento do Ambulatório do Adolescente, que atua com uma equipe multidisciplinar envolvendo as áreas de medicina, enfermagem, psicologia, serviço social e terapia ocupacional. Ao longo destes 30 anos, são contabilizadas 121.277 consultas de pré-natal e ginecologia para 44.275 meninas de até 18 anos de idade, além de 19.549 grupos sobre cuidados com o recém-nascido, amamentação, orientação para o parto, planejamento familiar e prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Na solenidade, representando o Reitor da UFC, Henry Campos, a Pró-Reitora de Extensão, Profª Márcia Machado, lembrou quanto o Ambulatório se desenvolveu pelo trabalho pioneiro, a partir do qual também é feito um esforço para engajar a família e o companheiro da adolescente assistida, muitas vezes ele também um adolescente. "Criou-se uma expertise que é referência nacional pelo que foi colhido de conhecimento por vocês", disse, dirigindo-se à equipe.

O Gerente de Atenção à Saúde da MEAC, Prof. Carlos Augusto de Alencar Jr., destacou que "o Ambulatório deixou de ser adolescente e alcançou a maturidade. Por tantas pessoas que passaram por aqui, por tantas consultas, tantos partos, tantos atendimentos, mostra a grandeza do serviço".

O último a falar no evento foi o médico Cláudio Saab, Diretor de Atenção à Saúde da Ebserh nacional, representando o Presidente da Empresa. Ele afirmou estar feliz em parabenizar a Profª Zenilda e a equipe da ebiatria [ramo da medicina especializada em adolescente] por tudo o que foi construído nestes 30 anos. Expressou ainda o desejo de que o trabalho desenvolvido no ambulatório "sirva de exemplo para outras universidades".

Imagem: Ambulatório do Adolescente da MEAC atua com uma equipe multidisciplinar (Foto: Viktor Braga/UFC)Com 16 anos, I. S. teve a filha Luísa nessa segunda-feira (27) na MEAC. Ao lado do pai, na enfermaria, a jovem mãe agradeceu o apoio recebido da equipe de médicos e enfermeiros. Considerou que não foi fácil o momento do parto normal, mas se sentiu bem amparada. Com a orientação recebida, está amamentando a filha e espera continuar com essa alimentação exclusiva pelo menos "até os sete meses".

PROGRAMAÇÃO – A abertura da Semana do Adolescente contou ainda com a exibição de vídeo, relembrando momentos dos 30 anos do Ambulatório e apresentação de dança do grupo artístico Sennomi, formado por adolescentes. Ainda nesta terça-feira, a partir das 13h, está programada Tarde de Beleza. Até o próximo dia 31, a programação da Semana terá diversas atividades.

Entre os destaques, nesta quarta-feira (29), haverá aplicação de vacinas contra o HPV para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos e distribuição de preservativos, das 8h às 12h e das 13h às 16h, na recepção principal da MEAC. Às 10h, ocorrerá a palestra "Papel do profissional de saúde com criança e adolescente em situação de vulnerabilidade", com as assistentes sociais Verbena Sandy e Rita de Cássia.

O Ambulatório também irá à comunidade com palestra e teatro de fantoches enfocando planejamento familiar e prevenção às ISTs para alunos da Escola Municipal Monsenhor Linhares (Rua Professor Lino da Encarnação, 1130, Amadeu Furtado) no dia 31 de março, das 9h às 10h30min. Fazem parte da programação rodas de conversa, visitas guiadas e tardes de beleza. A programação completa está disponível no site da MEAC.

Fonte: Unidade de Comunicação Social da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand – fones: 85 3366 8577 e 99257 1907