Inscrições estão abertas para dois cursos de Português voltados a estrangeiros

Imagem: Pátio da Casa de Cultura Alemã, na área 1 do Centro de Humanidades (Foto: Rafael Cavalcante/UFC)A Universidade Federal do Ceará está com inscrições abertas para dois cursos voltados para alunos estrangeiros. Um é ofertado pelo Projeto Escrita Acadêmica em Português como Língua Estrangeira/Adicional (PLE), vinculado ao Programa de Apoio e Incentivo à Permanência (PAIP), que recebe inscrições até sexta-feira (7). O outro é o Curso de Português Língua Estrangeira: Língua e Cultura Brasileiras, ligado ao Departamento de Letras Vernáculas, com inscrições até o próximo dia 13.

O curso do PLE é coordenado pelo Prof. Paulo Roberto Nogueira de Andrade, representante do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF)-Português na UFC. Poderão participar alunos de qualquer curso da UFC, desde que sejam da modalidade Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G). O interessado deve solicitar a inscrição enviando mensagem para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e então receberá o formulário de inscrição para preenchimento.

O objetivo do curso é promover o estudo e a produção de gêneros escritos que circulam no meio acadêmico. O projeto está dividido em duas modalidades, sendo a primeira um curso presencial nos níveis A1 e A2. Os organizadores explicam que um teste de nivelamento revelará o nível do qual o aluno vai participar. Os encontros acontecerão duas vezes ao mês, no período de abril a julho, na área 1 do Centro de Humanidades (Av. da Universidade, 2683 – Benfica), sempre às segundas–feiras, das 12h às 14h (A1) e das 13h às 14h (A2).

A segunda modalidade é a atividade de apoio on-line, que tem como objetivo principal auxiliar na produção de textos acadêmicos, esclarecendo dúvidas (para alunos inscritos ou não nos cursos).

LÍNGUA E CULTURA – O Curso de Português Língua Estrangeira: Língua e Cultura Brasileiras é um projeto de extensão da UFC criado em 2010, sob coordenação da Profª Eulália Leurquin, que também coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada, do Programa de Pós-Graduação em Linguística. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

O curso é ofertado em três níveis. Dos dois primeiros poderá participar qualquer aluno estrangeiro de mobilidade acadêmica. O terceiro nível é ofertado, exclusivamente, para os estudantes estrangeiros da pós-graduação. O foco é leitura e produção de textos acadêmicos. As aulas acontecerão no período de 20 de abril a 20 de julho.

Fontes: Prof. Paulo Roberto Nogueira de Andrade, representante do IsF-Português na UFC – fone: 85 3366 7692 e Geane Correia Urtiga Bonifácio da Silva, bolsista do PAIP – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Profª Eulália Leurquin, coordenadora do Curso de Português Língua Estrangeira: Língua e Cultura Brasileiras – fone: 85 99695 2381