Consuni cria curso de Licenciatura Indígena e muda ingresso em três Engenharias

Imagem: O Reitor Henry Campos presidiu a reunião do Conselho Universitário nessa terça-feira (3) (Foto: Ribamar Neto/UFC)Foi aprovada, por unanimidade, na 107ª reunião do Conselho Universitário (Consuni), realizada na tarde dessa terça-feira (3), a criação de Curso de Licenciatura Intercultural Indígena (LII-KUABA), proposta que teve como relatora a Profª Simone Borges, Pró-Reitora Adjunta de Graduação da UFC. O curso será ofertado para indígenas das etnias Potyguara, Tabajara, Kariri, Tapuia-Kariri, Tupinambá, Kalabaça e Gavião.

Será uma graduação no âmbito do Centro de Humanidades, de caráter temporário, com duração de oito semestres – 3.273 horas/aula, que receberá 135 alunos transferidos da Universidade Estadual do Ceará (Uece). "O curso tem recursos próprios oriundos do Ministério da Educação e, na UFC, será reformatado e adaptado", esclareceu a Profª Simone Borges em seu relato.

O curso é "muito a cara, é muito o espírito do Centro de Humanidades", assegurou a Profª Vládia Maria Cabral Borges, Diretora do CH, dizendo-se feliz por ter a oportunidade de acolhê-lo. Esclareceu que os estudantes estão sendo transferidos porque a Uece, por vários motivos, não teve como viabilizar a graduação que deveria ter iniciado no meio do ano passado.

ENGENHARIAS – O Consuni aprovou, ainda, proposta que altera o modo de ingresso e número de vagas ofertadas para os cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia de Petróleo e Engenharia de Energias Renováveis. A proposta, que teve também como relatora a Pró-Reitora Adjunta de Graduação, Profª Simone Borges, teve aprovação unânime.

Até neste ano, os  alunos que pretendiam fazer um dos três cursos estudavam quatro semestres com disciplinas comuns, quando então poderiam optar por uma das três engenharias de acordo com o índice de rendimento acadêmico (IRA). A partir do próximo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), os estudantes já farão a escolha do curso de sua preferência pelo Sistema de Seleção Unificado (SISU), que ofertará 40 vagas para cada um.

A Profª Diana Cristina Azevedo, Vice-Diretora do Centro de Tecnologia, observou, ao discutir a proposta, que se estava registrando evasão no curso de Engenharia de Petróleo, e um fator que contribuiu de forma preponderante para isso foi a decisão da Petrobras de não construir a refinaria no Ceará, admitiu.

COMUNICADOS – No expediente destinado às comunicações, o Prof. Antonio Barroso Lima, Diretor do Instituto de Educação Física e Esportes (Iefes), comunicou que o curso de Educação Física recebeu o conceito 5 do Ministério da Educação, e a Profª Sônia Oliveira, Diretora do Centro de Ciências Agrárias, informou que o curso de Agronomia agora tem conceito 4, também concedido pelo MEC.

O Consuni também aprovou viagem do Reitor Henry de Holanda Campos para Hammamet, na Tunísia, onde se realiza, de 7 a 12 deste mês, o Network: Towards Unity for Health, do qual é Secretário-Geral.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fones: 85 3366 7331 e 3366 7938