Alunos do Campus de Russas participam do Congresso Ibero-americano de Engenharia Mecânica

Imagem: Arte de divulgação do congressoOs estudantes Arthur Vila Nova Albuquerque Lima, Felipe Lima Alves, Jefferson Lima Andrade, José Ribamar Gomes Araújo e Paulo Henrique Fragoso Ferreira, que cursam o quinto semestre de Engenharia Mecânica do Campus de Russas da Universidade Federal do Ceará, tiveram trabalhos científicos aceitos no Congresso Ibero-Americano de Engenharia Mecânica (XIII CIBEM), previsto para outubro em Lisboa (Portugal).

Os alunos fazem parte do grupo Simulação de Problemas em Engenharia (Siproen), criado em abril de 2016, sob coordenação e orientação do Prof. Cândido Jorge de Sousa Lobo. Os trabalhos desenvolvidos pelo grupo têm como meta principal contribuir para o avanço da região do Vale do Jaguaribe, atribuindo ao local a característica de polo tecnológico como agente modificador da realidade da região. O desempenho dos alunos favorece a excelência nas pesquisas desenvolvidas no curso.

ARTIGOS – Os artigos aprovados no XIII CIBEM são na área de simulação nos softwares Abaqus e Matlab para aplicações estruturais, utilizando o método dos elementos finitos. "De modo geral, os artigos buscaram aliar simulação computacional e os conceitos básicos obtidos nas disciplinas do 5º semestre do Curso de Engenharia Mecânica, em especial a disciplina de Resistência dos Materiais", explica o Prof. Cândido.

O trabalho "Modelagem comparativa para medição do tamanho de grão pelos métodos dos interceptos e por DRX utilizando o MATLAB®" é um estudo comparativo de dois métodos para determinação do tamanho médio de grãos em estruturas cristalinas.

Já o artigo intitulado "Simulação computacional de vigas e treliças no auxílio do ensino de resistência dos materiais" apresenta o desenvolvimento de modelos físicos para solução de problemas envolvendo treliças e vigas utilizando simulação em software Abaqus.

Por fim, o trabalho "Simulação computacional do sistema motor-ventilador utilizando método dos elementos finitos" trata de simulação em Abaqus de um componente mecânico (motor-ventilador) de um sistema de sucção empregado em indústrias metalúrgicas para buscar determinar pontos críticos de falha.

Fonte: Prof. Cândido Jorge de Sousa Lobo, do Campus da UFC em Russas – fone: 88 3411 6686