Procurar no portal

Central Analítica promove workshop para discutir os avanços da microscopia eletrônica

Imagem: A Central Analítica fica no bloco 928 do Campus do Pici (Foto: Ribamar Neto/UFC)A Central Analítica da Universidade Federal do Ceará, em parceria com a Thermo Fisher Scientific, oferece para a comunidade universitária o workshop Os Avanços da Microscopia Eletrônica para Análises de Materiais. O evento é gratuito e ocorrerá no próximo dia 18 na sala de seminários do Departamento de Física (bloco 926 do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra).

Os palestrantes do evento são os professores Hamilton Ferreira Gomes (Departamento de Engenharia Metalúrgica de Materiais – UFC) e Alexandre Paschoal (Departamento de Física – UFC), além do especialista em Aplicação para Análise de Materiais Rafael Arenas (FEI/Thermo Fisher). Estudantes de doutorado que se destacaram com trabalhos inovadores também ministrarão palestras.

As vagas são limitadas, e a inscrição pode ser realizada por formulário on-line. A programação completa também está disponível na Internet.

ENTENDA A CENTRAL – A Central Analítica, localizada no bloco 928 do Campus do Pici, é um laboratório multiusuário da UFC que oferece aos pesquisadores infraestrutura em técnicas analíticas e de microscopia. Ela reúne diversos equipamentos altamente especializados, que permitem experimentos na área de microscopia óptica e eletrônica e podem ser utilizados por equipes de pesquisadores de toda a Universidade.

Para isso, no entanto, é preciso submeter o projeto de pesquisa ao comitê gestor do equipamento, composto por oito renomados professores da UFC, de diversas áreas. Uma vez aprovado, o pesquisador solicita as análises a serem realizadas, e os experimentos são agendados. Como medida de transparência, tanto a lista de projetos aprovados como os agendamentos dos experimentos são disponibilizados no site da Central.

Nos dois primeiros anos, a Central atendeu a 250 projetos cadastrados de 27 programas diferentes de Pós-Graduação. Os projetos resultaram em 38 artigos publicados e 2 submetidos para publicação, formação de recursos humanos na pesquisa (no doutorado, 17 teses concluídas e 44 em andamento; no mestrado, 43 dissertações concluídas e 28 em andamento), além de 2 patentes depositadas e 1 projeto para desenvolvimento de produto em andamento.

Segundo o relatório de atividades do segundo ano da Central, a qualidade do serviço foi considerada ótima por 82,5% dos usuários e boa por 17,1%. Apenas 0,4% considerou-a regular. Nenhum usuário avaliou o serviço como ruim ou péssimo.

Fonte: Prof. Antonio Gomes de Souza, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação – fone: 85 3366 9943

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300