Fortaleza sediará encontro N-NE de fundações de apoio ao ensino superior e à pesquisa

Imagem: Logomarca da III ENNFAIESEstão abertas as inscrições para o III Encontro Norte-Nordeste de Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica (ENNFAIES), que ocorrerá, nos dias 8 e 9 de junho, no Hotel Sonata de Iracema (Av. Beira Mar, 848, Praia de Iracema), em Fortaleza. O evento reunirá colaboradores das 16 fundações de apoio das duas regiões, bem como de entidades de outras regiões interessadas nos temas em debate. As inscrições podem ser feitas no site do encontro.

A programação terá início no dia 8 de junho, às 8h, com credenciamento dos participantes, seguindo-se a palestra de abertura sobre o tema "As ações do CONFIES na busca da melhoria de eficiência das fundações de apoio", a ser ministrada por Fernando Peregrino, presidente do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Universidades (CONFIES). Às 11h, será a vez da mesa-redonda sobre "Autorregulação". Às 13h30min, a programação segue com a palestra "Regulamentação do Marco Regulatório de C,T & I", a ser proferida por Álvaro Prata, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Em seguida, a mesa-redonda com o tema "Burocracia" encerrará a programação daquele dia.

No dia 9, as atividades recomeçam com grupos de discussão sobre os seguintes temas: "Formação da DOA [Despesas Operacionais Administrativas]", "Processos de compra e a nova legislação" e "Relação das fundações com os bancos". Para as 11h, está programada a palestra de Roberto Medeiros, chefe da Controladoria Geral da União (CGU) no Ceará, sobre "Inconsistências na legislação que rege a relação das fundações de apoio com as instituições federais de ensino superior", seguida de debate.

O encontro é uma realização da Universidade Federal do Ceará, Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento a Pesquisas (ASTEF), Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC) e Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede).

A comissão organizadora esclarece que a programação ainda pode ser modificada. Assim, para fazer sugestões, elogiar ou reclamar, as pessoas interessadas podem entrar em contato com a FCPC pelos telefones (85) 3243 1620 e 3521 3444 e pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fonte: Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura – fones: 85 3243 1620 e 3521 3444 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.