Lançamento do livro "Água limpa e terra fértil" será nesta terça-feira (18), no CCA

Imagem: O livro relata experiências sobre saneamento rural no assentamento 25 de Maio, no Ceará (Foto: Divulgação/CCA)Resultado de oito anos de pesquisa e extensão no Assentamento 25 de Maio, em Madalena e Quixeramobim (CE), o livro Água limpa e terra fértil (EDUECE, 216 p., R$ 20,00) será lançado nesta terça-feira (18), às 11h, no auditório da Engenharia de Pesca, no Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal do Ceará, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza.

A obra tem como autores os professores da UFC José Carlos Araújo (Departamento de Engenharia Agrícola do CCA) e Edson Vicente da Silva, o Cacau (Departamento de Geografia), e a professora da UECE Liana Brito (Serviço Social). No lançamento, o livro será apresentado pelo professor e ambientalista Jeovah Meireles, do Departamento de Geografia da UFC.

O tema central da obra é saneamento rural, como afirma o Prof. José Carlos Araújo. "No assentamento, estudamos a questão ecológica, o problema da poluição dos açudes, a educação ambiental e o tratamento de esgoto através da fossa verde", diz. Ele explica que a fossa verde é um sistema de tratamento de esgoto no qual são utilizadas plantas que evitam a contaminação do solo.

JORNADA – O lançamento do livro ocorre como parte da programação da IV Jornada Universitária  em Defesa da Reforma Agrária, evento que UFC integra com outras universidades públicas e movimentos sociais. As atividades do encontro acontecem desde o dia 1º de abril e seguem até 1º de maio.

Mais informações sobre a programação estão na página da Jornada no Facebook.

Fonte: Prof. José Carlos Araújo, Departamento de Engenharia Agrícola do CCA – fone: 85 3366 9129