Seminários Linguísticos recebe inscrições para ciclo de palestras

Imagem: Arte de divulgação O projeto de extensão Seminários Linguísticos (Selin), do Departamento de Letras Vernáculas (DLV) da Universidade Federal do Ceará, recebe inscrições, via formulário eletrônico, para a série de 10 palestras do semestre 2017.1, com a temática "Panoramas linguísticos". Os eventos são gratuitos e abertos ao público.

Aquisição de Linguagem, semiótica, fonética e fonologia, entre outros tópicos, integram os assuntos que serão abordados nos encontros, que acontecem todas as segunda-feiras, no período de 24 de abril a 3 de julho, a partir das 18h, no Auditório José Albano (área 1 do Centro de Humanidades – Av. da Universidade, 2683,  Benfica).

De acordo com a Profª Maria das Dores Nogueira Mendes, coordenadora do Selin, "o objetivo do projeto é divulgar as pesquisas que estão sendo desenvolvidas na área, promovendo discussões de novas ideias para um público formado por professores e alunos da Universidade e para os demais interessados".

PROGRAMAÇÃO – A primeira palestra será realizada no dia 24 de abril, com o Prof. José Américo Bezerra Saraiva, do DLV. O docente apresentará o tema "A estetização da violência em Pulp Fiction, de Quentin Tarantino, à luz da Semiótica Tensiva". As datas das demais palestras, os professores ministrantes e os temas a serem apresentados em 2017.1 seguem abaixo:

8 de maio – Prof. Leonel Figueiredo de Alencar Araripe (DLE/UFC) – Gramática Gerativa;
15 de maio – Profª Elisângela Nogueira Teixeira e Prof. Antenor Teixeira de Almeida Júnior (DLV/UFC) – Linguagem e Mente;
22 de maio – Prof. Josenir Alcântara de Oliveira (DLE/UFC) – História da Língua Portuguesa;
29 de maio – Profª Maria Claudete Lima (DLV) – Gramática Funcionalista;
5 de junho – Profª Geórgia Maria Feitosa e Paiva (Unilab) – Linguagem e Sociedade;
12 de junho – Profª Dannytza Serra Gomes e Profª Ana Célia Clementino Moura (DLV/UFC) – Aquisição de Linguagem;
19 de junho – Prof. Júlio César Araújo (DLV) – Pragmática;
26 de junho – Profª Cibele Gadelha Bernardino (UECE) e Profª Mariza Angélica Paiva Brito (Unilab) – Linguística Textual;
3 de julho – Prof. Ronaldo Mangueira Lima Júnior (DLE) – Fonética e Fonologia.

O Selin confere um certificado de 20 horas, que podem ser contabilizadas como horas de atividades complementares para alunos da graduação da UFC. Mais informações na página do Selin do Facebook.

Fonte: Profª Maria das Dores Nogueira Mendes, do Departamento de Letras Vernáculas – fone: 85 3366 7625 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.