Barra do Governo Federal

Procurar no portal

Bienal do Livro: Pró-Reitoria da UFC convida para debates sobre relação África-Brasil

Imagem: A escritora moçambicana Paulina Chiziane é uma das debatedoras do evento (Foto: Divulgação)A Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer) da Universidade Federal do Ceará promove, na quarta (19) e quinta-feira (20), mesas-redondas que abordam a relação entre África e Brasil. Os eventos, que ocorrem no Auditório José Albano (área 1 do Centro de Humanidades – Av. da Universidade, 2683, Benfica), integram a XII Bienal Internacional do Livro do Ceará (programação Bienal fora da Bienal).

Na quarta-feira (19), às 10h, a Profª Paulina Chiziane (Moçambique) e a professora e escritora Vânia Vasconcelos (Unilab-BA) participam da mesa-redonda "Autoria feminina afro-brasileira e africana", coordenada pelo Prof. José Leite de Oliveira Júnior, do Departamento de Literatura da UFC.

Na quinta-feira (20), às 10h, o debate tem como tema "Oralidades e escrituras na literatura guineense". Participam o escritor e jornalista Toni Tcheka e o Prof. Stélio Torquato Lima, do Departamento de Literatura da UFC. A coordenação é do Prof. José Carlos Siqueira, do mesmo departamento.

Ainda na quinta-feira (20), às 16h, haverá uma mesa com seis ensaístas premiados da Fundação Palmares, que trará 100 livros para doar aos participantes. A apresentação e a intermediação serão feitas pelos alunos da UFC Manzana Marek Abi e Carmem Helena. Veja detalhes da programação.

As inscrições podem ser realizadas no local, por ordem de chegada. Haverá entrega de certificado aos participantes com frequência igual ou superior a 75% do período de atividades. A programação faz parte da primeira parte do projeto África e Brasil: Convergências Político-socioculturais, coordenado pelas professoras Maria Inês Cardoso e Massilia Dias, integrantes do Departamento de Letras Estrangeiras e da Prointer.

A segunda parte do projeto, cujos detalhes serão divulgados em breve, contará com participação dos alunos de países africanos do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) da UFC e culminará no Dia da África (25 de maio).

Fonte: Profª Maria Inês Cardoso, do Departamento de Letras Estrangeiras e da Prointer – fone: 85 3366 7612

Créditos

© 2017 Secretaria de Tecnologia da Informação/Divisão de Portais Universitários Ir para o topo