Barra do Governo Federal

Procurar no portal

UFC compõe equipe vice-campeã do Desafio Empreendedor do Sebrae

Imagem: Equipe cearense foi vice-campeã nacional da competição (Foto: Charles Damasceno/Sebrae)Dois alunos da Universidade Federal do Ceará integram a equipe de cearenses que levou o segundo lugar na etapa nacional do Desafio Universitário Empreendedor, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Alexandre Ferreira da Conceição, do quinto semestre do Curso de Engenharia Elétrica, e Marcos Rafael Lobo Bezerra, do Mestrado em Biotecnologia, levaram o vice-campeonato, representando o Ceará ao lado de outros dois jovens: Gustavo Barbosa Carvalho (Administração – Unileão/Juazeiro do Norte) e Jacó Moraes Moura (Administração – UECE). O Maranhão ficou em primeiro lugar.

Os competidores foram orientados a desenvolver uma ideia de negócio e, ao longo de quatro dias, em Brasília, participaram de atividades que mediram suas habilidades empreendedoras. A equipe cearense idealizou um projeto de aplicativo para celular na área de Engenharia Elétrica. Segundo Alexandre Ferreira, a plataforma visa melhorar a eficiência energética nas residências e otimizar o consumo de eletricidade, barateando a conta de luz. O projeto foi bem avaliado por uma banca de investidores, e os vice-campeões levaram troféu e premiação em dinheiro.

Apenas 107 universitários, entre 92 mil inscritos, chegaram à etapa final da competição, cujo resultado foi anunciado no dia 12 de abril, em Brasília. De acordo com Alexandre, que dirige a empresa júnior Tecsys Jr., o resultado impulsiona os participantes a participar de um programa de capacitação de startups desenvolvido pelo Sebrae.

EMPREENDEDORISMO NA UNIVERSIDADE – Nos últimos anos, a UFC tem ampliado ações voltadas para estimular a cultura empreendedora entre os alunos. Uma das iniciativas mais importantes foi a criação do Centro de Empreendedorismo (CEMP) da UFC, que funciona no Centro de Tecnologia (Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra), além do apoio dado à formação de empresas juniores na Instituição.

Fonte: Alexandre Ferreira, aluno de Engenharia Elétrica premiado pelo Desafio Universitário Empreendedor – e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Créditos

© 2017 Secretaria de Tecnologia da Informação/Divisão de Portais Universitários Ir para o topo