Barra do Governo Federal

Procurar no portal

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação lança edital de bolsas de iniciação científica

Imagem: Aluna de graduação promove experimento em laboratórioA Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da Universidade Federal do Ceará lançou o Edital n° 03/2017, que trata da seleção para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), voltado a estudantes de graduação.

O PIBIC é o principal programa de iniciação científica da Universidade, resultado de um convênio entre a UFC, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).

No momento estão asseguradas 778 bolsas, no valor de R$ 400,00, para projetos de 12 meses, relativas às cotas da UFC e do CNPq. Essas bolsas são destinadas às várias unidades da graduação. Há ainda 160 bolsas de iniciação científica na categoria voluntária (sem remuneração). As cotas relativas à Funcap ainda não estão definidas.

Cada orientador poderá ter, no máximo, dois bolsistas. Pesquisadores que já possuem bolsa PBI da Funcap podem ter, no máximo, uma bolsa. As inscrições têm início hoje (18) e seguem até 12 de maio. Elas serão feitas eletronicamente através do preenchimento dos dados do orientador na tabela de qualificação, bem como pelo envio do projeto de pesquisa pela Plataforma Ícaro Moreira. Detalhes sobre a inscrição podem ser obtidos no site da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

NOVIDADES – No edital deste ano há duas novidades. A primeira reserva 18% das bolsas para estudantes dos campi do Interior. A segunda inclui ajuste incorporando o Qualis Livro e o Qualis Artístico, itens que não estavam sendo adequadamente pontuados antes. O ajuste nessa pontuação atende a especificidades da produção científica da área de Artes e Humanidades. Essas mudanças foram discutidas com as unidades acadêmicas e referendadas pelo comitê interno do PIBIC.

Podem concorrer às quotas de bolsa, além de docentes da UFC, servidores técnico-administrativos da Universidade portadores do título de doutor, em regime de dedicação exclusiva ou 40 horas. Os critérios de produtividade, produção científica, tecnológica e artística usados no julgamento dos projetos são os mesmos adotados para os professores.

Fonte: Prof. Antônio Gomes de Souza Filho, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação – fone: 85 3366 9943

Créditos

© 2017 Secretaria de Tecnologia da Informação/Divisão de Portais Universitários Ir para o topo