Prof. Marco Toledo é convidado para compor o júri de festival-concurso de música no Canadá

Imagem: Foto do Prof. Marco ToledoO Prof. Marco Toledo, do Curso de Música do Campus da UFC em Sobral, foi convidado para compor o júri do Festival-Concurso de Música Rivière-du-Loup e da Região do Baixo-Saint-Laurent, na província de Quebéc, Canadá. Ele será responsável pela avaliação dos grandes grupos orquestrais, que são as bandas, orquestras e grupos de câmara, e dos instrumentos de sopro. O festival apresenta sua 11ª edição de 24 a 30 de abril.

"Para mim, é de grande importância como professor e pesquisador participar deste festival, que tem objetivos muito semelhantes aos que desenvolvemos e pesquisamos aqui no Curso de Música-Licenciatura da UFC em Sobral. Além do mais, será uma honra dividir o júri com renomados artistas e pedagogos canadenses. Espero não somente contribuir mas também aprender com esse festival", afirma Marco Toledo.

Entre os objetivos do festival-concurso está realçar o dinamismo musical regional, estimulando a aprendizagem, o desenvolvimento e a criatividade de jovens músicos e oferecendo a oportunidade de se apresentarem para um júri profissional. A programação completa está disponível no site do evento.

JÚRI – Marco Toledo é professor de clarinete e saxofone do Curso de Música do Campus da UFC em Sobral. Ele dirige a Orquestra de Sopro da Universidade. Tocou clarinete durante 10 anos na Orquestra Principal da Marinha Brasileira e já tocou com muitos artistas e grupos reconhecidos no Brasil e no exterior, como Rio Jazz Orchestra, Seu Jorge, Beth Carvalho, Chloé Ste-Marie, tendo sido convidado para muitos festivais internacionais de música, como Eurochestries (França e Canadá), Os Trompetes de Prata (Rússia) e Gramado in Concert (Brasil).

É doutor em Música (Educação Musical) pela Universidade Federal da Bahia (2011), com estágio em Música (Musicologia) pela Universidade de Toulouse II, Le Mirail (2011), França. Realizou estágio pós-doutoral em Musicologia na Universidade Paris-Sorbonne (2013-2014). É pesquisador associado da Equipe de Pesquisa LLA Creatis da Universidade de Toulouse II – Jean-Jaurès e do Modal Resarch Group, da Faculdade de Educação da Universidade Simon Fraser (Vancouver/Canadá), além de coordenador brasileiro de projeto de cooperação internacional com a Universidade Laval (Canadá).

Fonte: Prof. Marco Toledo, do Curso de Música de Sobral – fone: 88 3695 5703