Biblioteca promove treinamento em bases de dados, oferecido pelo ITMS Group; inscreva-se

Imagem: A Biblioteca Central do Campus do Pici oferece um treinamento para uso de bases de dados (Foto: Ribamar Neto/UFC)Acessar bases de dados de artigos científicos pode ficar mais fácil. A Biblioteca Central do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, da Universidade Federal do Ceará, oferece um treinamento para uso de bases de dados, ministrado por Bruna Campos, do ITMS Group (International Trade & Marketing Services).

O evento ocorrerá no dia 14 de junho, das 8h às 12h, no auditório da Biblioteca Central. As inscrições podem ser feitas até 12 de maio, ou enquanto houver vagas, por meio de formulário eletrônico. Será emitido certificado aos participantes.

As bases de dados são ferramentas que reúnem, em um único ambiente virtual, centenas de revistas científicas e milhares de artigos acadêmico, facilitando o trabalho do pesquisador e evitando desperdício de tempo. Durante o treinamento, as bases abordadas serão as seguintes:

SciFinder – versão on-line do Chemical Abstracts, cobre as áreas de química orgânica e inorgânica, fisicoquímica, química analítica; engenharia química, processamento de petróleo, revestimentos; engenharia sanitária, poluição do ar e da água, tratamento de resíduos; ciências ambientais, entre outras. Agrega informações de mais de 61 autoridades de patentes, incluindo patentes anteriores a 1907;

Annual Reviews – base multidisciplinar. Apresenta artigos com a revisão da literatura de um determinado campo de estudo;

ASTM – disponibiliza mais de 12 mil normas técnicas aplicáveis a materiais, sistemas, produtos e serviços;

Royal Society – publica nove periódicos que cobrem as ciências da vida, ciências físicas e ciências interdisciplinares.

Fonte: Aline Mendes, bibliotecária da Biblioteca Central do Campus do Pici – fone: 85 3366 9514