Inscrições abertas para curso de alemão pelo Idiomas sem Fronteiras

Imagem: Bandeira da AlemanhaA Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer) da Universidade Federal do Ceará, através de sua Coordenaria de Internacionalização Linguística, divulga processo de inscrições para o Programa Idiomas Sem Fronteiras no curso de Alemão (IsF-Alemão), até 8 de maio.

O IsF-Alemão tem como objetivo preparar os estudantes de graduação e pós-graduação para programas de intercâmbio na Alemanha, além de colaborar com o processo de internacionalização das universidades federais por meio do ensino desse idioma a seus servidores. O curso de alemão no IsF compreende uma proposta híbrida de curso on-line e encontros presenciais.

O Programa oferta curso on-line com tutoria presencial duas vezes por semana (quatro horas semanais) para alunos que nunca tiveram contato com a língua ou que tenham realizado menos de 50 horas de instrução no idioma (nível A1.1). Nesse caso, os alunos terão de realizar teste de proficiência (onSET) após dois meses de curso e outro ao final, para mensurar seu aproveitamento.

O Programa oferta também curso on-line com tutoria on-line para aqueles que já tiveram mais de 50 horas de instrução (nível A1.2). Esses alunos deverão necessariamente realizar o exame de proficiência (onSET) para ter acesso ao curso e repeti-lo ao final, visando contribuir com a avaliação do desempenho dos candidatos em nível nacional. São destinadas 20 vagas para a turma A1.1 e 24 vagas para a turma A1.2.

O IsF-Alemão é promovido pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação em parceria com o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e 12 universidades federais, entre elas a UFC. Podem participar alunos de graduação e pós-graduação stricto sensu da UFC e servidores técnico-administrativos e docentes ativos. As inscrições e o edital estão disponíveis no site do Idiomas sem Fronteiras.

Fonte: Coordenação do Idioma sem Fronteiras na UFC – fone: 85 3366 7600