Professor lança coleção de livros dedicados à preparação para olimpíadas de Matemática

Imagem: Capa do primeiro livro da coleçãoO Prof. Antonio Caminha Muniz Neto, do Departamento de Matemática da Universidade Federal do Ceará, acaba de publicar o primeiro de três livros pela Editora Springer, uma das mais prestigiadas na área de matemática. Os livros abordam conteúdos tratados nas Olimpíadas de Matemática, competições que reúnem milhões de jovens do ensino básico, secundário e universitário de todo o mundo e são responsáveis por popularizar e incentivar o estudo da área.

A coleção An excursion through elementary mathematics reunirá cerca de 2 mil páginas, apresentando a teoria necessária para resolver em contexto as questões postas nessas olimpíadas e trazendo centenas de exemplos resolvidos e exercícios propostos. A obra vai além das tradicionais publicações da área que se limitam à solução de problemas.

O primeiro livro aborda questões como teoria básica sobre números reais, funções, desigualdades e análise matemática. Ele foi lançado em abril e já começou a ser utilizado como bibliografia auxiliar em instituições de ensino superior, como a Universidade de Notre Dame (EUA), e no treinamento de alunos que pretendem disputar esse tipo de competição. Os dois volumes seguintes devem ser publicados no próximo ano.

Uma versão mais simples da coleção havia sido lançada em 2012, em seis volumes, pela editora da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), tendo sido finalista da edição 2012 do Prêmio Jabuti. Dois anos depois, dois desses volumes foram adaptados para servirem de livros-texto para o Profmat, programa de mestrado interinstitucional da SBM, do qual a UFC participa.

O Prof. Caminha trabalha há mais de 20 anos com olimpíadas de Matemática. Nesse período, treinou alunos, liderou equipes e, ao lado do Prof. Frederico Girão, tem elaborado as provas da Olimpíada Cearense. Atualmente, o professor tem se dedicado à tradução e composição dos volumes II e III, concomitantemente à sua pesquisa em geometria diferencial.

Fonte: Prof. Antonio Caminha Muniz Neto, do Departamento de Matemática da UFC – fone: 85 3366 9892 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.