Procurar no portal

Inaugurada unidade da Rede Universitária de Telemedicina no Campus do Porangabuçu

Imagem: Reitor e outras autoridades acadêmicas inauguram núcleo da Rute na UFC"É uma alegria ver esse sonho antigo sendo concretizado", afirmou o Reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Henry Campos, durante a inauguração da unidade da Rede Universitária de Telemedicina (Rute), na manhã desta quinta-feira (11).

A solenidade foi realizada nas dependências do Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde (Nuteds), na Faculdade de Medicina (Famed) da UFC, onde o equipamento passa a funcionar.

A Rute, iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e presente em universidades e hospitais universitários de todo o País, visa apoiar o aprimoramento de projetos de telemedicina já existentes e de futuros trabalhos institucionais na área.

Veja outras imagens da inauguração no Flickr da UFC

Com o equipamento, espera-se que temas de relevância para a saúde nacional e internacional sejam facilmente compartilhados por meio de banda larga de alta conexão e imagens com resolução de alta definição, favorecendo o ensino e a pesquisa na Universidade.

Imagem: Público confere inauguração em sala de videoconferência do NutedsPara o Reitor, a unidade Nuteds/Famed/UFC da Rute assume um papel importante, por meio da tecnologia e da aproximação de pessoas, na formação de profissionais na área da saúde, sendo esta a maior capacidade do equipamento. "Que a Rede [Rute] possa potencializar esses processos, fortalecendo nossas redes de sistema de saúde, mas principalmente nosso processo de aprendizado", afirmou Henry Campos.

Apesar de somente agora ter sido inaugurada, a unidade Rute já vem desenvolvendo projetos, como o 1º Special Interest Group (SIG) de Educação em Informática Biomédica do Brasil, realizado, desde abril, na última quinta-feira de cada mês. Trata-se de uma iniciativa para promoção de debates, discussões de casos e aulas a distância.

COROAMENTO – Para o Prof. Luiz Roberto, coordenador geral do Nuteds, a inauguração da Rute é "o coroamento de um trabalho que começou anos atrás". Ele acredita que a Rede funciona como um aparato de fomento ao ensino da Informática Biomédica no Brasil, que o professor considera ainda incipiente.

"É algo ainda não é reconhecido como área do conhecimento e não faz parte do currículo da grande maioria das instituições de ensino. O que temos ainda é pouco para o Brasil e há uma deficiência na formação de pessoas", pontuou o coordenador, que falou ainda sobre outros projetos que acompanham a Rute, como o Campus Digital de Ensino e Pesquisa em Saúde.

HUB – O coordenador nacional da Rute, Luiz Ary Messina, esteve presente no evento e afirmou que já são 180 hospitais universitários e mais de 300 instituições de ensino inscritos na Rede. Também segundo ele, Fortaleza representa um importante hub para a telesaúde no mundo, pela privilegiada localização geográfica.

"É difícil ter um especialista em todos os locais do Brasil. A telemedicina vem para aliviar a demanda de saúde que temos hoje, promovendo o atendimento remoto de pacientes", disse Messina. O coordenador também levantou a importância que o novo instrumento tem na melhoria de práticas dos estudantes, como a transmissão de cirurgias em alta definição.

Também participaram do evento a diretora da Faculdade de Medicina da UFC, Valéria Goes Ferreira Pinheiro, que coordenou a mesa da solenidade, e o vice-diretor, Francisco Chagas Medeiros.

Fonte: Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da UFC – fone: 85 3366 8055

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300