MEAC inaugura novas instalações do Banco de Leite nesta sexta-feira (19)

Imagem; Frasco de leite humano em geladeiraNo Dia Mundial da Doação de Leite Humano (19 de maio), a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC), do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará, integrante da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), inaugura as novas instalações do Banco de Leite Humano (BLH). A solenidade ocorrerá às 8h30min, na sede da unidade, no Campus do Porangabuçu. A programação vai incluir homenagem às doadoras e receptoras de leite materno.

A estrutura conta com ambientes projetados para o atendimento às gestantes e puérperas que recorrem ao BLH em busca de orientação e assistência relacionada à amamentação. Os espaços compreendem recepção, gerência, laboratório, copa, banheiros e salas de coleta, pré-estoque, processamento, estoque, lavagem e distribuição, e atendimento.

Por mês, o BLH realiza, em média, 200 atendimentos individuais, às gestantes durante o pré-natal e às nutrizes com dificuldades de amamentação. Oferece ainda os serviços de controle de qualidade do leite humano ordenhado, treinamento e capacitação de profissionais da saúde de diversas instituições e realização de pesquisas científicas.

O Banco de Leite Humano da MEAC foi fundado em 23 de março de 1988 com a intenção de incentivar, proteger e promover o aleitamento materno, para diminuir índices de morbi-mortalidade infantil e melhorar a qualidade de vida da população. Há quatro anos consecutivos, é reconhecido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) como Padrão Ouro de qualidade.

As mulheres atendidas no BLH contam com a assistência de profissionais das áreas de enfermagem, farmácia, medicina, psicologia, serviço social, nutrição, fonoaudiologia, entre outras. A cada dia, os bebês internados na UTI neonatal precisam de nove litros de leite materno para sua nutrição. Por isso, o estoque mínimo de segurança é de 30 litros. Nesta quinta-feira (18), o BLH tem apenas 21 litros estocados, o que reforça a necessidade urgente de aumentar o número de doadoras.

DOAÇÕES DE LEITE HUMANO – As doações ao Banco de Leite Humano da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand devem ser feitas na própria unidade, que funciona das 7h às 19h, de segunda a sexta, na Rua Papi Júnior, quase esquina com a Rua Costa Mendes, no bairro Rodolfo Teófilo. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (85) 3366 8509 ou 98102 3034.

Fonte: Unidade de Comunicação Social da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand – fones: 85 3366 8577