Jurista crítico do Direito Penal, Amilton Bueno de Carvalho palestra nos 25 anos do Najuc

Imagem: O aniversário do Najuc contará com minicursos e palestras (Imagem: Divulgação)O Núcleo de Assessoria Jurídica Comunitária (Najuc), projeto de extensão vinculado ao Departamento de Direito Público da Universidade Federal do Ceará, comemora 25 anos de serviços prestados à população. O aniversário será celebrado na quarta-feira (24), com seminário sobre "A falência do sistema penal: porque a exclusão não deu certo".

O evento terá a presença de um dos mais importantes pensadores da criminologia crítica, o desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul Amilton Bueno de Carvalho.

Professor da Escola Superior de Magistratura do Estado e Doutor Honoris Causa pela Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis, Carvalho fará palestra às 18h, no anfiteatro da Faculdade de Direito, sobre o tema do evento. O convidado liderou o movimento Direito Alternativo Brasileiro, nos anos  1990, e é crítico do Direito Penal e do modelo de encarceramento brasileiro. É autor, coautor e tradutor de diversas obras, entre elas, Direito Alternativo na Jurisprudência, de 1993.

Também participam da palestra a doutora em Psicologia Ana Vládia Holanda Cruz, professora da Fanor Devry Brasil e integrante do Comitê pela Desmilitarização da Polícia e da Política, e um dos membros da Roda de Estudos Anarquistas Negra Bonifácia (REANB), Pedro Netto. Antes da palestra, às 14h, haverá minicurso sobre sistema penal juvenil.

O seminário é aberto à comunidade externa. Não é preciso fazer inscrições prévias. A Faculdade de Direito da UFC fica na Rua Meton de Alencar, s/n, Centro.

Fonte: Departamento de Direito Público da UFC – fones: 85 3366 7839 e 3366 7840