Consuni homologa criação do Comitê de Governança para elaborar políticas de gestão na UFC

O Conselho Universitário (Consuni) homologou, na manhã da última sexta-feira (19), a criação do Comitê de Governança da Universidade Federal do Ceará. A novidade acompanha a criação da Secretaria de Governança da UFC, aprovada em janeiro deste ano, para propor, acompanhar e melhorar constantemente os instrumentos de controle interno na Instituição.

O objetivo do Comitê é elaborar e instituir uma proposta de política de governança e de gestão de riscos para a Universidade, a partir do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). O comitê será composto pelo Reitor, Vice-reitor, pró-reitores e diretores de unidades acadêmicas, além dos dirigentes dos órgãos de assessoramento e suplementares.

"É um passo importante para a gestão da UFC. Fará um bem profícuo para a construção de nossas medidas de gestão e gerenciamento de risco", pontuou o Reitor Henry Campos. Segundo ele, é possível que o Comitê venha a se reunir pela primeira vez já nas próximas semanas. O Comitê atuará com duas câmaras: uma para atividades-fim (acadêmicas) e outra para atividades-meio (administrativa). "Será mais suave, mais agradável trabalhar de modo compartilhado", opinou o Reitor.

Aperfeiçoar os mecanismos de controle interno na UFC tem sido uma das prioridades apontadas pela Administração Superior, o que motivou a criação da Secretaria e do Comitê de Governança. A Secretaria funciona na área 3 do Centro de Humanidades (Av. da Universidade, 2995, Benfica).

Tem as seguintes atribuições: mapear áreas, processos de trabalho e situações que apresentem riscos quanto aos resultados e metas institucionais; estabelecer indicadores para promover monitoramento dos resultados das ações de risco; elaborar proposta de normatização de gestão de risco que discipline as responsabilidades e competências dos setores, entre outras.

Fonte: Secretaria de Governança da UFC – fone: 85 3366 7437