UFC se destaca na quarta colocação no ranking nacional de patentes

Imagem: Professores e cientistas debatem no XI Encontro Anual da Associação Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec)A Universidade Federal do Ceará foi a quarta instituição que mais depositou patentes de invenção no Brasil em 2016. A informação foi divulgada pelo presidente do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), Luiz Otávio Pimentel, na última quinta-feira (18), durante o XI Encontro Anual da Associação Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec), em Fortaleza.

A Universidade foi representada no evento pelo Prof. Rodrigo Porto, titular da Coordenadoria de Inovação Tecnológica, setor que articula as ações de estímulo ao desenvolvimento de produtos e processos na UFC.

O ranking considera não apenas as universidades, mas todas as instituições que depositam patentes – públicas e privadas – no Brasil. A UFC ficou atrás somente da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade de São Paulo (USP), nessa ordem, e passou a ocupar a posição de principal centro de inovação nacional fora do Sudeste.

"O resultado é motivo de muita satisfação. Isso mostra a qualidade de nosso corpo docente e discente e fortalece nossa decisão de colocar a inovação como uma das principais metas da gestão", avalia o Reitor da UFC, Prof. Henry Campos.

CRESCIMENTO CONSTANTE – Os dados da Coordenadoria de Inovação Tecnológica detalham como o número de patentes registradas vem crescendo de forma constante e acelerada na UFC: foram 6 em 2012, 19 em 2013, 27 em 2014 e 28 em 2015. No ano passado, esse número chegou a 67.

"Isso mostra maior envolvimento da comunidade acadêmica com o desenvolvimento de produtos e processos, com possíveis impactos econômicos, o que deixa os resultados acadêmicos mais dinâmicos na direção da tecnologia", diz o Prof. Rodrigo Porto, que coordena o processo de inovação na Universidade.

A tendência já havia sido identificada pelo Ranking Universitário da Folha (RUF), em 2014, que apontava a UFC como a universidade em que a inovação mais crescia no Brasil. O relatório do ranking, no entanto, ressalvava que a produção total ainda era pequena se comparada com a dos principais centros do País. Na época, a UFC dividia a oitava posição nacional no número de patentes com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

FORTEC – Durante a solenidade do Fortec, o presidente do INPI, Luiz Otávio Pimentel, assinou a resolução que cria o projeto-piloto Patentes ICTs, o qual prioriza o exame de pedidos de patentes depositados por instituições de ciência e tecnologia. A resolução deve ser publicada na Revista da Propriedade Industrial (RPI) desta terça-feira (23).

O Fortec é uma associação civil de direito privado sem fins lucrativos que reúne gestores de universidades e institutos de pesquisa para discutir o gerenciamento de políticas e atividades de inovação, propriedade intelectual e transferência de tecnologia. O Encontro Anual, no qual o ranking foi divulgado, visa a promover o desenvolvimento de produtos e processos de base tecnológica, por meio da transferência de novos conhecimentos ou tecnologia, e a valorização dos resultados de pesquisa e desenvolvimento.

Fonte: Prof. Rodrigo Porto, coordenador de Inovação Tecnológica da UFC – fone: 85 3366 9169