Casa de José de Alencar recebe 1º Encontro Nacional de Capoeira

Imagem: Cartaz do 1º Encontro Nacional de Capoeira (Imagem: Divulgação)De 25 a 27 maio, a Casa de José de Alencar, equipamento cultural da Universidade Federal do Ceará, vai ser palco do 1º Encontro Nacional de Capoeira, reunindo mestres e grupos de vários estados. Estudantes, pesquisadores, servidores técnico-administrativos e docentes da UFC que possuam interesse no tema podem participar gratuitamente das atividades.

Durante os três dias, o Encontro trará, em sua programação, palestras e oficinas sobre a capoeira em suas diversas vertentes: memória e história, musicalidade, treinamento e educação, entre outras. O evento é organizado pelo Professor Raposa, que tem 20 anos de prática de capoeira e 8 de ensino de capoeira contemporânea, com a supervisão do Mestre Marcão, do Grupo Capoeira Brasil.

O encontro tem a finalidade de fomentar a reflexão e a discussão sobre a capoeira como patrimônio cultural brasileiro. A participação é aberta a estudantes, pesquisadores, servidores técnico-administrativos e docentes da UFC, bastando apresentar no local algum documento que comprove o vínculo com a Instituição.

CAPOEIRA CIDADÃ – A Casa de José de Alencar (Av. Washington Soares, 6055, Messejana), em parceria com o Professor Raposa, desenvolve, há quase dois anos, o projeto Capoeira Cidadã: o Encontro do Patrimônio Cultural Brasileiro.

O projeto, que realiza atividades todos os sábados, a partir das 9h, com roda de capoeira e conversas abertas sobre o patrimônio cultural brasileiro e a cultura afro-brasileira, integra o Programa de Educação Patrimonial da Casa de José de Alencar, com o apoio da Secretaria de Cultura Artística da UFC.

Fonte: Fred Pontes, diretor da Casa de José de Alencar – fones: 85 3229 1898 e 3276 2379