Evento internacional discute pesquisas sobre demandas do usuário da informação

Imagem: Logo do Eneu 2017 A primeira edição do Encontro Internacional de Estudos de Uso e Usuários da Informação (Eneu) será realizada na Universidade Federal do Ceará, de 7 a 9 de junho, com o tema "Usuários da informação: perspectivas, demandas e ações". A abertura oficial do evento será no Theatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525, Centro), às 20h do dia 7 de junho, com conferência proferida pelo Prof. Jaime Sanches, da Universidade do Chile. Na ocasião, também haverá apresentação cultural do Reisado Brincantes Cordão do Caroá, programa de extensão da UFC.

O Encontro tem como público-alvo professores e estudantes universitários, pesquisadores, bibliotecários, arquivistas, museólogos e demais profissionais com interesse e atuação na área. O objetivo é reunir e integrar os participantes que apresentem assuntos como acesso à informação, comportamento informacional de usuários e ensino e aprendizagem de estudos de usuários.

Segundo Maria de Fátima Oliveira Costa, professora do Departamento de Ciências da Informação da UFC e presidente do Eneu, a expectativa é contribuir para o ensino e a pesquisa no intuito de facilitar o acesso à informação de toda a população, de modo a favorecer o desenvolvimento da sociedade.

O evento é promovido pelo Departamento de Ciências da Informação, pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFC e pela Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (Abecin), com apoio da revista Informação em Pauta, da Imprensa Universitária, da Secretaria da Cultura do Estado e do Conselho Regional de Biblioteconomia – 3ª Região.

A programação conta com pesquisadores renomados da UFC, USP, UFMG, UnB, Unesp, UFCA, bem como de instituições da Espanha, Chile e Portugal. Mais informações podem ser obtidas no telefone 85 3366 7716 ou no site do evento.

Fonte: Profª Fátima Costa, presidente do Eneu – fone: 85 3366 7697