UFC realiza I Encontro de Empresas Juniores da Instituição

Imagem: O Pró-Reitor Adjunto de Extensão, Prof. Rogério Mâsih, participou do evento (Foto: Myke Guilherme/UFC)Na manhã do último sábado (20), ocorreu no Anfiteatro Prof. Willis Santiago Guerra, da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará, o I Encontro de Empresas Juniores da UFC (EJUFC). O evento contou com a participação de estudantes e representantes de empresas juniores (EJ) dos campi de Fortaleza e de Russas, Quixadá e Sobral, além de estudantes de outras instituições de ensino superior cearenses.

Com o objetivo de discutir a resolução que a UFC deverá produzir para reger a Lei Federal nº 13.267/2016 (que regulamenta a criação e organização das EJs nas universidades) e a criação de um núcleo de EJ da UFC (que terá como objetivo regulamentar e formalizar o movimento de EJ dentro da Instituição), o I EJUFC também teve em sua programação workshops sobre planejamento estratégico, gerenciamento de projetos, criação de novos negócios, entre outros.

O evento foi organizado pelo Diretório Central de Estudantes (DCE) da UFC e pela Federação das Empresas Juniores do Estado do Ceará (FEJECE). A mesa de abertura contou com a presença de Bárbara Brito, presidente executiva da FEJECE; Monique Maciel, diretora de crescimento da FEJECE; Matheus Figueiredo, secretário-geral do DCE; e do Pró-Reitor Adjunto de Extensão, Prof. Rogério Mâsih, que representou o Reitor Henry de Holanda Campos. A ideia é que o evento passe a acontecer anualmente.

Bárbara Brito, que além de presidente da FEJECE também é aluna do Curso de Engenharia Civil na UFC, falou do destaque que a Instituição tem no Ceará. "Enquanto instituição de ensino, a UFC tem um potencial muito grande com relação ao movimento de empresa júnior. Hoje, das 23 EJs federadas à FEJECE, 16 são vinculadas à UFC. É um número gritante", ressaltou.

Imagem: Evento ocorreu na Faculdade de Direito (Foto: Myke Guilherme/UFC)Para o Prof. Mâsih, que já foi tutor da EJ de Engenharia de Produção e fundador da EJ de Administração do Cariri, a Universidade tem dado grande estímulo ao movimento de empresas juniores, mas destacou que é preciso se reinventar. "As EJs não podem cair na monotonia. Precisamos nos concentrar no desenvolvimento e na inovação nas empresas. A UFC está em ótimo momento de fomentação do movimento", apontou.

Em relação ao núcleo, ficou marcada uma reunião para o dia 10 de junho, também na Faculdade de Direito, em que cada EJ enviará um representante para que se defina como o núcleo funcionará – existência de diretoria, objetivos principais etc. Sobre a resolução, o Prof. Mâsih ficou responsável por escrever sua primeira versão; depois vai ser convocado um representante por EJ para analisar e debater possíveis alterações. Em seguida, será feita uma votação para decidir se será aprovada. Essa resolução vai especificar e adequar ao contexto da UFC os pontos gerais da Lei nº 13.267/2016.

EMPRESAS JUNIORES – São organizações civis constituídas por estudantes de graduação de um ou mais cursos com o objetivo de desenvolver pessoal e profissionalmente seus membros por meio da realização de projetos e serviços ligados a sua área de atuação. A primeira empresa júnior do Ceará foi a ADM Soluções, criada em 1992 por estudantes de Administração na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Na UFC, a primeira empresa foi a Conalimentos, do Curso de Engenharia de Alimentos, criada em 1997. Atualmente a UFC tem 42 EJs, entre empresas já formalizadas e iniciativas em processo de formalização.

Fonte: Pró-Reitoria de Extensão da UFC – fone: 85 3366 7452