Novo guia de normalização de artigos científicos está disponível no site da Biblioteca

Imagem: O guia apresenta os requisitos a serem adotados na normalização dos artigos produzidos na UFC (Imagem: reprodução da Internet)A Biblioteca Universitária (BU) da Universidade Federal do Ceará disponibiliza o novo Guia de normalização de artigo em publicação periódica científica da UFC, elaborado de acordo com as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

O guia apresenta os requisitos a serem adotados na normalização dos artigos produzidos nos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade, de forma a facilitar o processo de elaboração, comunicação e intercâmbio da informação científica.

A Comissão de Normalização de Trabalhos Acadêmicos da BU, responsável pela elaboração do guia, destaca que os periódicos adotam normas de acordo com as tendências da área de atuação ou do país de publicação. "Antes de enviar o artigo, deve-se consultar as normas para publicação de cada periódico", recomenda a comissão, que estruturou modelos pré-formatados (templates) de artigo científico em Word e em LibreOffice.

O guia e os templates estão disponíveis no site da Biblioteca, no banner Normalização de Trabalhos Acadêmicos.

NORMAS – Na elaboração do guia foram tomadas como base as seguintes normas da ABNT: NBR 6022/2003 – Artigo em publicação periódica científica impressa – Apresentação; NBR 6023/2002 – Referências – Elaboração; NBR 6024/2012 – Numeração progressiva das seções de um documento; NBR 6028/2003 –  Resumos – Apresentação; NBR 6034/2004 – Índice – Apresentação; NBR 10520/2002 – Citações – Apresentação; além do Código de Catalogação Anglo-Americano (AACR2) e normas de apresentação tabular do IBGE.

Fonte: Eliene Maria Vieira de Moura, bibliotecária integrante da Comissão de Normalização da BU da UFC – fone: 85 3366 9506