Pesquisa da UFC-Lucknow sobre cristais líquidos é capa de revista internacional

Imagem: A revista tem fator de impacto 2,653 (Imagem: reprodução da Internet)Pesquisa desenvolvida pelo Prof. Alejandro Pedro Ayala, do Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará, em parceria com pesquisadores da Universidade de Locknow, da Índia, foi destaque na capa da revista Spectrochimica Acta A: Molecular Spectroscopy. A revista tem fator de impacto 2,653.

O artigo "Study of Cr→SmA phase transition and hydrogen bonding in four-ring bent-core liquid crystal" aborda uma nova família de cristais líquidos. Os cristais líquidos apresentam estados de matéria entre o líquido (no qual as moléculas estão completamente desordenadas) e o sólido cristalino (em que elas aparecem altamente ordenadas).

Por essa característica, eles possuem propriedades que os tornaram bastante úteis para a indústria eletrônica, tendo sido a base da construção dos displays de LCD.

A nova família estudada possui uma configuração molecular diferente da dos demais: em vez de conformação linear, longas moléculas curvas, no formato de uma banana. Essa mudança na configuração leva a novas propriedades com potencial para aplicações tecnológicas, explica o Prof. Ayala.

A colaboração entre a UFC e a Universidade de Lucknow já dura 10 anos. Ao longo desse período, pesquisadores e estudantes das duas instituições têm realizado quase anualmente missões científicas financiadas pelo CNPq e pelo Departamento de Ciência e Tecnologia da Índia.

As pesquisas deram origem a mais de uma dúzia de publicações científicas e contribuíram para a conclusão de uma dezena de teses de doutorado nas duas instituições. O artigo publicado na Spectrochimica Acta A é de autoria dos pesquisadores Swapnil Singh, Harshita Singh, Poonam Tandon, Nirmalangshu Chakraborty, N. V. S. Rao e A. P.

Fonte: Prof. Alejandro Ayala – fone: 3366 9009