Nota de falecimento: professor aposentado Arnaldo Vasconcelos

A Universidade Federal do Ceará comunica o falecimento do Prof. Arnaldo Vasconcelos, docente aposentado da Faculdade de Direito, considerado referência internacional na Teoria Geral do Direito. O velório ocorre na Funerária Ternura (Rua Padre Valdevino, 2255, Aldeota), a partir das 13h, com missa de corpo presente marcada para as 15h30min no mesmo local. O sepultamento será às 17h, no cemitério Parque da Paz (Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 4454, Passaré). O Reitor da UFC, Prof. Henry Campos, e o Diretor da Faculdade de Direito, Prof. Cândido Albuquerque, declaram luto oficial de três dias.

O Prof. Arnaldo Vasconcelos lecionou na Faculdade de Direito da UFC por quase quatro décadas. Exerceu a função de Coordenador do Curso de Direito da UFC e editou a revista daquele curso. Tinha graduação e licenciatura em Filosofia pela Faculdade Católica de Filosofia de Fortaleza, graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFC, mestrado em Direito Público pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Filosofia do Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, além de livre-docência em Filosofia do Direito pela UFC.

Entre as obras de sua grande produção acadêmica estão: Teoria da norma jurídica; Direito, humanismo e democracia; Direito e força: uma visão pluridimensional da coação jurídica; Teoria pura do direito: repasse crítico de seus principais fundamentos; Temas de epistemologia jurídica (volumes I, II e III), além de inúmeros artigos publicados em revistas especializadas e de vários verbetes na Enciclopédia Saraiva do Direito.

Pela vida e carreira destacadas, o professor teve livros publicados em sua homenagem, como A eficácia dos direitos humanos e fundamentais no Brasil: estudos em homenagem ao Prof. Dr. Arnaldo Vasconcelos, organizado pelo Prof. Flávio Gonçalves; e Teoria do Direito em debate: estudos em homenagem ao Prof. Arnaldo Vasconcelos, organizado pela Profª Joyceane Bezerra de Menezes.

Fonte: Gabinete do Reitor – fone: 85 3366 7307