Livro de docente do ICA aborda liberdade de expressão comercial e autorregulamentação publicitária

Imagem: Foto da capa do livro da Profª Glícia PontesA Profª Glícia Maria Pontes Bezerra, do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará, é autora do livro Liberdade de expressão comercial: autorregulamentação como estratégia corporativa do setor publicitário, lançado recentemente pela editora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

O livro é resultado da pesquisa de doutorado em Sociologia da autora, concluído na UFPE, em que ela analisou os discursos, a composição e a história do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar). A partir de pesquisa documental histórica e da realização de entrevistas com publicitários, empresários de comunicação e anunciantes, foi elaborada uma linha do tempo com os principais acontecimentos da trajetória do Conselho.

Segundo a autora, a análise constatou que o atual discurso em defesa da liberdade de expressão comercial é uma síntese fundamentada em três matrizes: defesa das liberdades, defesa da autorregulamentação e defesa da atividade publicitária. "A resistência do setor publicitário em se adequar aos novos debates relativos à regulação da publicidade mostra que o setor tem clareza da questão central que essa disputa impõe: a subordinação dos interesses privados aos interesses públicos", explica a professora.

A obra faz parte da Série Sociologia, que consiste na edição de teses e dissertações produzidas no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPE. Os trabalhos são avaliados a partir de um edital anual e recomendados por uma comissão de professores avaliadores. O trabalho em questão foi submetido ao edital  de 2015, tendo sido uma das cinco produções indicadas à publicação. O livro está disponível em formato e-book no site da UFPE.

Fonte: Profª Glícia Maria Pontes Bezerra, do Instituto de Cultura e Arte – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.