Projeto de extensão oferece fisioterapia neurológica à comunidade

Imagem: A Liga Fisioneuro presta serviço a pacientes que tiveram AVC ou outras enfermidades com sequelas neurológicas (Foto: Divulgação/Fisioneuro)A Liga de Fisioterapia Neurológica (Liga Fisioneuro), projeto de extensão ligado ao Departamento de Fisioterapia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, oferece serviço gratuito de reabilitação a pessoas que sofreram acidente vascular cerebral, têm doença de Parkinson ou outras enfermidades que deixam sequelas neurológicas.

O atendimento é feito no Centro de Desenvolvimento da Família (Cedefam), na Rua Pernambuco, 1674, vizinho ao Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, às segundas e quartas-feiras, das 8h às 12h, e às quintas-feiras, das 13h às 17h. Cerca de 10 pacientes são atendidos por turno.

O atendimento em fisioterapia neurológica busca fazer o paciente recuperar movimentos perdidos e voltar a ter autonomia, o que pode variar conforme o caso. A demanda tem sido espontânea, mas, segundo a coordenadora da Liga Fisioneuro, Profª Lidiane Oliveira Lima, o ideal é que o paciente chegue ao serviço encaminhado por um médico e tenha passado por avaliação cardiovascular e respiratória.

A coordenadora explica que, por desconhecimento ou dificuldade de acesso a serviço dessa natureza, muitos pacientes vítimas de AVC, por exemplo, vão perdendo qualidade de vida a cada dia e ficam acamados em casa. Ela cita o exemplo de uma pessoa que teve AVC há três anos e nem sequer contava com acompanhamento médico. Com potencial para ficar em pé, passou a receber atendimento pela equipe da Liga.

A Profª Lidiane esclarece que não é função do projeto tirar do Estado a obrigação de oferecer serviços de saúde como o da Fisioneuro à população, mas é um modo de os integrantes – professores e alunos – devolverem à sociedade o que tanto recebem da universidade pública.

FORMAÇÃO – Criada em 2015 pelas professoras Lidiane Oliveira Lima e Renata Jucá como projeto de extensão, a Liga de Fisioterapia Neurológica  se expande também para as áreas do ensino e da pesquisa. Para os alunos do Curso de Fisioterapia integrantes do projeto, é uma oportunidade de "formação no campo prático". Quanto às pesquisas, já existem, segundo a coordenadora, projetos elaborados aguardando procedimentos burocráticos para que sejam iniciadas as pesquisas clínicas.

Fonte: Profª Lidiane Oliveira Lima, coordenadora da Liga de Fisioterapia Neurológica da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.