UFC promove Escola de Altos Estudos em mudanças globais e gestão costeira

Imagem: O evento tem como foco as mudanças climáticas globais, consideradas um dos grandes desafios do século XXI (Foto: Divulgação/Labomar)O Departamento de Geografia e o Instituto de Ciências do Mar (Labomar) da Universidade Federal do Ceará realizarão, de 21 de junho a 17 de julho, a Escola de Altos Estudos (EAE) "Gestão de ecossistemas costeiros frente às mudanças globais: teoria e prática desde a interdisciplinaridade".

O evento acontecerá no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza, e contará com a presença do professor Sergio Rossi, da Universidade de Lecce (Itália), e das professoras Patrizia Ziveri e Isabel Ruiz Mallén, da Universidade Autônoma de Barcelona (Espanha), pesquisadores renomados com publicações em revistas de grande repercussão, como Nature, Science e Nature Geoscience.

Exclusivamente via formulário eletrônico, as inscrições são limitadas (50 vagas), mas gratuitas e abertas aos discentes de pós-graduação interessados nos impactos das mudanças climáticas nos ecossistemas, gestão costeira e adaptação das comunidades aos riscos ambientais.

A EAE desenvolverá nos discentes habilidades essenciais, a partir de aulas teóricas e práticas (trabalhos de campo na costa do Ceará), proporcionando ferramentas metodológicas necessárias para conduzir pesquisas quantitativas e qualitativas. Um diferencial da proposta é a abordagem global interdisciplinar com as conexões locais e regionais, que não existe em outro curso semelhante ofertado em universidades brasileiras. Haverá a possibilidade de caracterização dos processos ambientais no litoral, atualização científica e apresentação de metodologias de elaboração de banco de dados interdisciplinares relativos às mudanças climáticas globais, consideradas um dos grandes desafios do século XXI.

ESCOLA DE ALTOS ESTUDOS – A EAE é organizada pelos programas de pós-graduação em Geografia (PPGEO), Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema) e Ciências Marinhas Tropicais (PPGCMT) da UFC, com o apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Trata-se de iniciativa para fomentar a cooperação acadêmica e o intercâmbio internacional em programas de pós-graduação stricto sensu.

Outro objetivo é trazer professores e pesquisadores estrangeiros, de elevado conceito internacional, para a realização de cursos monográficos, a fim de fortalecer, ampliar e qualificar os programas de pós-graduação de instituições brasileiras. Os cursos ministrados têm curta duração e somam créditos para o programa de pós-graduação do participante.

A Capes, cujos recursos também são empregados em passagens aéreas, hospedagem e apoio operacional, incentiva a formação de consórcios entre universidades para ampliar o acesso aos eventos. Mais informações podem ser obtidas na página da EAE no Facebook ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fonte: Prof. Marcelo de Oliveira Soares, do Labomar – fone: 85 3366 7010