Alunos do Centro de Empreendedorismo levam 1º e 2º lugares no Startup Weekend

Imagem: Alunos do Centro de Empreendedorismo ficam em 1º e 2º lugar no Startup Weekend – “Health care” (Foto: Divulgação)De 26 a 28 de maio, o Centro de Empreendedorismo (Cemp) da Universidade Federal do Ceará esteve presente na Startup Weekend, competição organizada pelo Google e outras empresas em várias partes do mundo com o objetivo de criar e acelerar ideias de negócios durante um fim de semana.

O tema do evento foi "Health care – ideias que buscam melhorar a área da saúde" e teve cinco integrantes do Cemp participando. Três desses integrantes ficaram em 1º e 2º lugares na classificação final.

A equipe formada pelo Prof. Rodrigo Ribeiro de Oliveira (Departamento de Fisioterapia da UFC), os alunos da UFC Geovane Santos (Engenharia Ambiental e Coordenador de Marketing e Comunicação do Cemp), Renan Moura (Engenharia Mecânica), Nestor Cavalcante Teixeira Neto (Fisioterapia), o graduado João Marcelo (Sistemas e Mídias Digitais pela UFC), o aluno do IFCE Gilberto Bisneto (Engenharia Mecatrônica) e Davi Oliveira, integrante do Laboratório da iOS do IFCE, obteve o primeiro lugar na competição.

Eles apresentaram o SmartMio, aparelho responsável pelo teste de força isométrica (medição da força muscular do paciente que sofreu algum tipo de lesão sem risco de complicações) que dispõe de fácil acesso, boa conexão e armazenamento de dados, além de preço mais barato que o de outros equipamentos semelhantes no mercado (enquanto as outras duas opções custam R$ 7 mil e R$ 240 mil, o preço do SmartMio seria em torno de R$ 1.900,00).

O segundo lugar ficou com Gustavo Pinheiro, Coordenador Administrativo do Cemp e aluno do Curso de Engenharia Civil. Ele desenvolveu o Criv, curadoria de conteúdo em realidade virtual para auxílio no tratamento da dor em pacientes. A proposta do programa é promover uma experiência mais satisfatória do paciente em sua internação, gerando distração e auxílio emocional e interativo para o ócio de paciente em tratamento.

Outros dois alunos da UFC e membros do Cemp participaram da competição. Igor Fernandes, aluno do Curso de Engenharia Metalúrgica, apresentou o CoHealth, que pretende facilitar que profissionais da área da saúde encontrem consultórios disponíveis para atender seus pacientes.

Além disso, tem a proposta de desburocratizar a locação desses espaços e dar mais comodidade a quem aluga ou quer alugar. Já Henrique Posser, aluno do Curso de Engenharia Civil, participou com a ATPHealth, cujo objetivo é otimizar o processo de troca de medicamentos entres hospitais regionais.

As três primeiras equipes classificadas no evento terão sua startup pré-acelerada pela ICC BioLabs (aceleradora de startups na área da saúde do Instituto do Câncer do Ceará), além de outras vantagens.

STARTUPS – São empresas e empreendimentos, geralmente de tecnologia e formados por jovens, que estão no início de suas atividades e buscam inovar no mercado.

Fontes: Prof. Abraão Freires Saraiva Júnior, Coordenador do Cemp – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Geovane Santos, Coordenador de Marketing e Comunicação do Cemp – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.