Estudantes poderão carregar cartões do Restaurante Universitário via GRU

Imagem: A novidade vale para os campi do Pici, Benfica e Porangabuçu (Foto: Ribamar Neto/UFC)A partir desta quinta-feira (1º), estudantes dos campi da UFC em Fortaleza terão uma nova modalidade de recarga dos cartões do Restaurante Universitário, via pagamento de Guia de Recolhimento da União (GRU). Isso significa que não será mais necessário formar filas nos refeitórios para compra de créditos do cartão, o que trará mais comodidade aos usuários.

A recarga via GRU já vinha sendo oferecida para servidores docentes e técnico-administrativos da UFC desde março deste ano, em caráter experimental; agora, toda a comunidade universitária dos campi do Benfica, Porangabuçu e Pici Prof. Prisco Bezerra terá acesso à facilidade. No Labomar, por motivos operacionais, a compra de refeições permanece como está. No Interior, também não haverá mudanças.

COMO EMITIR A GRU – O usuário do RU deverá acessar o site do SIPAC e clicar em Restaurante Universitário. Em seguida, clicar em Inserir Créditos e proceder aos passos indicados.

Depois de ter a GRU emitida, o usuário poderá efetuar o pagamento em qualquer agência do Banco do Brasil (BB). Se for correntista do banco, poderá também efetuar o pagamento pelo internet banking, em caixas eletrônicos e até pelo aplicativo para celular do BB.

Outra opção é fazer o pagamento da guia em uma agência dos Correios – em Fortaleza, há agências dentro dos campi do Benfica e Pici, além de uma próxima ao Campus do Porangabuçu (os endereços das agências estão no site dos Correios).

É importante ressaltar que, por enquanto, a recarga dos cartões também continuará sendo feita nos guichês de atendimento; a GRU é apenas mais uma facilidade para os usuários, no sentido de gerar comodidade. Há vantagens tanto para os comensais – que não precisarão mais enfrentar as filas de compra e ainda poderão fazer o pagamento até pelo celular – quanto para a Universidade, com a redução de custos operacionais.

É importante ressaltar, no entanto, que após o pagamento da GRU, o crédito só entrará no cartão após quatro dias úteis. Por isso, é necessário programar o pagamento com antecedência.

A novidade na forma de recarga dá continuidade a uma série de benefícios possibilitados pelo novo sistema de acesso ao RU, que, por ser vinculado ao SIGAA, já permite consulta de saldo, histórico e revalidação automática dos cartões a cada semestre. Para consulta, basta acessar o site do Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos.

Leia mais: Estudantes desenvolvem serviço para acesso ao cardápio do RU por meio de aplicativo

Fonte: Coordenação do Restaurante Universitário da UFC – fone: 85 3366 7441