UFC homenageia 10 alunos cearenses que foram destaque em olimpíada de astronomia

Imagem: Estudantes ao lado de telescópioA Universidade Federal do Ceará homenageará nesta quarta-feira (31), às 18h, 10 alunos de ensino médio de escolas cearenses que foram destaque na XIX Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). A solenidade acontecerá na Seara da Ciência, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, e é aberta ao público. Os cearenses estão entre os 28 brasileiros que se destacaram diante dos mais de 744 mil alunos de todo o País inscritos na OBA, em 2016, e poderão representar o Brasil em olimpíadas internacionais.

A OBA é uma prova realizada anualmente no mês de maio nas escolas brasileiras de ensino médio previamente cadastradas. Ela é organizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), Agência Espacial Brasileira (AEB) e Eletrobras Furnas. Um dos objetivos da OBA é selecionar os 5 alunos que representarão o Brasil na Olimpíada Latinoamericana de Astronomia e Astronáutica (OLAA) e na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA).

Em 2016, a OBA teve 744.107 alunos inscritos provenientes de 7.915 escolas de todo o País. Desse total, 200 foram classificados para a seletiva da OBA, na qual fizeram provas teóricas e práticas de forma on-line e presencial. Dos 200 que fizeram as provas, 28 alunos foram selecionados e, destes, 10 são cearenses.

Dentre os alunos cearenses, 7 participaram de treinamentos no uso de telescópio e no reconhecimento do céu, sob o Prof. Dermeval Carneiro, coordenador local da OBA e diretor do Planetário Rubens de Azevedo, do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Ministrados por Ednardo Rodrigues, físico e doutorando em Engenharia Elétrica pela UFC, e Heliomázio Moreira, professor dos cursos de extensão em Astronomia do Instituto Federal do Ceará, os treinamentos ocorreram no Planetário Rubens de Azevedo e no Observatório Astronômico da Seara da Ciência. Essas atividades foram financiadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela SAB.

Em agosto, os 28 brasileiros participarão de um treinamento em São Paulo, onde serão escolhidos os 5 alunos que representarão o Brasil na OLAA 2017, que acontecerá de 8 a 14 de outubro, em Antofagasta, no Chile; e da IOAA 2017, que será de 12 a 21 de novembro, em Phuket, na Tailândia.

Fonte: Prof. Dermeval Carneiro, diretor do Planetário Rubens de Azevedo – fone: 85 3488 8639 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.