Médico perito da UFC é premiado em congresso da American Thoracic Society

Imagem: O médico pneumologista Fernando Sergio Studart Leitão FilhoO médico pneumologista Fernando Sergio Studart Leitão Filho, perito da Coordenadoria de Perícia e Assistência ao Servidor (CPASE) da Universidade Federal do Ceará, recebeu premiação pela apresentação de pesquisa na conferência internacional American Thoracic Society, realizada de 19 a 24 de maio, em Washington, nos Estados Unidos.

Durante o evento, Fernando Sergio apresentou trabalho sobre a prevalência de deficiência de subclasses de Imunoglobulina G (IgG), principal classe de anticorpos no organismo humano, em pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (Enfisema), conforme o uso de corticosteroides inalatórios.

De acordo com o estudo, observou-se que 18,8% dos 1.629 pacientes avaliados na pesquisa apresentavam deficiência de pelo menos uma subclasse de IgG. Pacientes que se encontravam em uso de corticosteroides inalatórios possuíam níveis significativamente mais baixos das frações IgG2 e IgG3 em comparação com os pacientes que não estavam recebendo corticosteroides inalatórios.

A pesquisa premiada no evento é resultado de estudo desenvolvido em pós-doutorado, realizado pelo médico na University of British Columbia (Canadá) entre 2016 e 2017.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331