Na posse da nova diretoria da ADUFC, Reitor Henry Campos destaca parceria com entidade

Imagem: Reitor Henry Campos discursa durante posse da nova diretoria da Adufc (Foto: Arlindo Barreto)O Reitor da Universidade Federal do Ceará, Henry Campos, congratulou-se com a nova diretoria do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC) na cerimônia de posse dos novos dirigentes da entidade sindical, realizada na última sexta-feira (2). Na ocasião, afirmou que tanto a ADUFC quanto a Administração Superior da UFC caminham hoje no mesmo rumo, "inspiradas no mesmo propósito de fortalecer a universidade pública".

A cerimônia, que também celebrou os 37 anos da ADUFC-Sindicato, foi realizada na sede da entidade (Av. da Universidade, 2346, Benfica). A nova diretoria, que tem o Prof. Enio Pontes de Deus como presidente, foi eleita – com 676 votos da categoria nos campi de Fortaleza, Quixadá, Russas, Sobral, Juazeiro do Norte e Crateús – para o biênio 2017-2019.

Em seu discurso, Henry Campos trouxe como destaque a palavra parceria. "Aqui, somos todos parceiros nesse projeto de uma universidade pública de excelência, atenta ao que se passa a sua volta, e vocacionada para servir. Sei que não é outro o manual que inspira a nova diretoria da ADUFC, e também estou certo de que ela saberá honrar compromissos. Por isto, aposto no êxito da gestão que se inicia", afirmou.

O Reitor apresentou votos de uma gestão profícua, construtiva e marcada pelo crescimento e contínuo fortalecimento da entidade. Relembrou também a história da ADUFC, defendendo que a diretoria empossada "é herdeira de uma tradição de combatividade e muita coragem". A associação dos docentes da UFC foi criada em 1979, "em uma era tenebrosa da história brasileira, quando a ditadura militar cerceava a liberdade; quando a Universidade brasileira, celeiro e guardiã da inteligência nacional, sofria sucessivos golpes, que esvaziavam seus quadros com a evasão de cérebros, com as prisões arbitrárias, as aposentadorias forçadas, as perseguições de toda ordem".

Henry Campos destacou que os tempos atuais também são de desafios, diante de uma crise que, destaca, compromete as estruturas do Estado Democrático de Direito. "No ambiente universitário, enquanto isto, observa-se uma escalada das restrições orçamentárias, que, a esta altura, já comprometem a prestação de serviços à sociedade e põem em risco o próprio cumprimento de nossa missão institucional", apontou.

E é diante dessa realidade que o reitor ressaltou a necessidade de um alerta contínuo e de um permanente exercício da unidade e do entendimento. "Nosso desafio é não permitir que as ameaças à inteligência, que os atentados contra a Ciência, a Tecnologia, as Artes, desfigurem o projeto de universidade pública caracterizada pela excelência e pelo compromisso social", defendeu, complementando que "quanto mais unido, mais forte será o sindicato ao longo dos embates que se prenunciam".

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fones: 85 3366 7331 e 3366 7938